EXPO MONEY – CONHECENDO O MUNDO ATRAVES DAS SUAS CÉDULAS E MOEDAS
Resumo
O Projeto “Expo Money, Conhecendo mundo através das suas cédulas e moedas” disponibilizará para pessoas de todas as idades, mas em especial para estudantes de escolas públicas e particulares, uma oportunidade única de conhecer a cultura e a economia de todo o mundo através de um acervo de mais de 1000 itens entre cédulas e moedas.
A exposição acontecerá em pontos de fácil acesso para todos, conforme a disponibilidade dos locais: Auditório da Empresa Mega Sistemas e Centro Administrativo da Prefeitura de Itu até o final do ano de 2017 com previsão de exposição para 2018 no Espaço Pró-Memória Irmandade Borges, Espaço Fábrica São Luiz, Shopping Plaza Itu e SESI varrendo países dos 5 continentes.
A intencionalidade do ensinar utilizando-se do recurso da exposição não tem apenas que limitar-se ao ambiente escolar pois deseja promover o cunho histórico, geográfico, científico e artístico, através de tecnologias de baixo custo, promovendo a cultura de forma lúdica e divertida com uma equipe de monitores capacitada pelo Instituto Bubonem Cultural visando a ampliação dos horizontes de estudantes, professores e público em geral para a valorização do espectro econômico e cultural de diversos países do mundo.
Estudo da realidade
De acordo com estudos feitos pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) que objetiva obter indicadores da percepção da população sobre os serviços prestados pelo Estado, cerca de 70% dos brasileiros nunca foi a museus ou centros culturais e da significativa frase do cientista Albert Einstein “Tudo aquilo que o homem ignora, não existe para ele. Por isso o Universo de cada um se resume no tamanho do seu saber”, o Instituto Bubonem Cultural deseja estimular crianças, adolescentes e adultos do município e região a frequentar espaços que normalmente estão longe do alcance da população e em especial das pessoas carentes, para que possam ampliar sua visão de mundo e enxergar melhor o ambiente em que estamos inseridos e a pluralidade das culturas existentes hoje no planeta.
Justificativa
O Instituto Bubonem Cultural visa ampliar os conhecimentos da população a partir de uma exposição de cédulas e moedas, conseguindo de forma atrativa difundir os saberes históricos, econômicos e culturais de uma nação, estimulando a curiosidade, o conhecimento científico, cultural e o prazer por novos conhecimentos, a partir do educar e ensinar valores econômicos tão fundamentais em tempos difíceis, ajudando a ampliar conhecimento sobre a própria moeda, e seu valor monetário podem significar um patrimônio a ser salvaguardado. Os itens expostos serão contudo apenas ferramentas de aprendizado para jovens que terão a oportunidade de buscar informações de diversos países do mundo que serão complementadas por monitores que guiarão alunos e professores pelos expositores com centenas de cédulas e moedas e painéis onde serão projetados informações de todos os países do mundo.
Objetivo geral
Proporcionar aos estudantes da Rede Municipal, Estadual e Particular de Ensino, professores e ao público em geral, o acesso a Informações de países de todo o Mundo de uma maneira lúdica e dinâmica, criando um espaço de vivência cultural e de educação não formal.
Ações desenvolvidas
1: Promover exposições de cunho histórico, geográfico, científicos e artístico em especial usando tecnologias simples e de baixo custo, promovendo a cultura de forma lúdica e divertida.
- 1: Captação dos parceiros para realização da Exposição nos locais definidos.
- 2: Adquirir os materiais (mobiliário, equipamento) para a realização da montagem das Exposições e contratação de equipe de monitores para as ações previstas.
- 4: Divulgar na mídia a realização da Exposição para promoção e formação de público.
- 5: Realizar a Exposição conforme disponibilidade dos locais: 2017 Auditório da Empresa Mega Sistemas e Centro Administrativo da Prefeitura de Itu, 2018 Espaço Pró-Memória Irmandade Borges, Espaço Fábrica São Luiz, Shopping Plaza Itu, Sesi. Todas localizadas na cidade de Itu.
2: Promover a capacitação e formação da Equipe do Instituto Bubonem Cultural.
- 1: Selecionar, contratar e formar equipe para desenvolvimento e operacionalização das Exposições.
- 2: Acompanhar e avaliar o desenvolvimento e adesão da equipe aos objetivos e metas da Exposição.
3: Sensibilizar e ampliar os horizontes de estudantes, professores e público em geral para a valorização da diversidade cultural e de visão de mundo.
- 1: Confeccionar material de divulgação das Exposições como folder, site e notícias.
- 2: Realizar Pesquisa de opinião durante a realização da Exposição para os visitantes.
- 3: Desenvolver metodologia para disseminação do conteúdo através da exploração do acervo de mais de 1000 itens relacionados a Cédulas e Moedas do Mundo.
Impactos sociais
Cultura
Impacto Externo
Percebemos o resultado através de pesquisas de satisfação enviadas por e-mail, e também em conversa durante as exposições. Todos os visitantes foram beneficiados, e com isso tiveram a oportunidade de ver uma exposição de 320 cédulas de 80 países e através destas receber informações culturais de diversos destes países. Boa parte dessas pessoas nunca haviam visitado qualquer outra exposição. Ficou claro o impacto obtido pois muitas tiravam fotos de cada um dos expositores e mostravam visível satisfação e curiosidade pelo tema.
Impacto Interno
Através de entrevistas com os participantes, 6 estagiários e 2 coordenadores, percebemos 3 grupos de impactos nas duas exposições realizadas. Os beneficiados das exposições são público em geral. Tivemos visitas de adultos e crianças de todas as idade. Eles tiveram a oportunidade de conhecer novas culturas através de um meio diferente, que são as Cédulas. Tanto os estagiários como os coordenadores tiveram que se preparar para a confecção de material de apoio, questionários e desenvolvimento de conteúdos para a apresentação. Tendo que absorver informações de 80 países, em seus aspectos culturais, econômicos, históricos e geográficos, para mediar as informações com os visitantes das exposições. Percebemos que muitas pessoas tinham curiosidade a respeito dos países e foram totalmente abertas para escutar as curiosidades estudadas pelos estagiários, muitas pessoas saíram comentando sobre a exposição com familiares e amigos, e com uma nova percepção das culturas.
Economia
Impacto Interno
O Instituto deu um auxílio para algumas pessoas que ajudaram nos projetos das exposições. Os estagiários (alunos do CEUNSP Itu) e os dois coordenadores das exposições tiveram uma ajuda de custo, para subsidiar o tempo envolvido no preparo e nas exposições. Com isso, tivemos um retorno em forma de desempenho das pessoas que estavam envolvidas no projeto.
Educação
Impacto Externo
Percebemos o resultado através da curiosidade das pessoas ao querer saber mais sobre a exposição. Todos os visitantes se beneficiaram, mas em especial foram as crianças. Os mediadores estavam sempre disponíveis para esclarecer as dúvidas e curiosidades dos visitantes da exposição. Agregamos experiência para aprimorar as novas exposições que estão sendo planejadas com o mesmo conteúdo. E também despertamos a curiosidade nas crianças de aprenderem mais sobre os países de uma forma mais dinâmica e interativa, com isso, deixamos de lado um pensamento de que museu é uma coisa sem graça. E criamos uma vontade de querer aprender de forma diferente e mais divertida, despertando assim a curiosidade para obter mais conhecimento sobre as coisas diversas do mundo.
Impacto Interno
Foi percebido o resultado através de diálogos dos integrantes do Instituto com os estagiários da faculdade Ceunsp. Quem se beneficiou do resultado foram os 6 alunos da Faculdade Ceunsp de Itu, que nos auxiliaram nas explicações, interação e entrosamento nas exposições. Para que fosse uma exposição mais dinâmica pedimos que eles estudassem alguns países dos 5 continentes e suas curiosidades, assim a apresentação não ficaria monótona. E com isso, o tempo utilizado na preparação e nas exposições agregaram conhecimento aos seus cursos e tiveram suas horas utilizadas no volume necessário de horas para a complementação do curso. Percebemos que os alunos se dedicaram para trazer o melhor conteúdo para a exposição e também para aprender um pouco mais de cada país. Foi muito interessante todos os conteúdos que eles trouxeram, pois gerou curiosidade de várias pessoas que passaram pela exposição e assim aprendemos uma coisa nova sobre os países sem necessariamente focar a exposição nas Cédulas.