EduKA
Resumo
O atual trabalho consiste em revitalizar uma área, localizada as margens da Av. Itavuvu, nas intermediações do bairro Conjunto Habitacional Ana Paula Eleutério (Habiteto).
Esse local fora escolhido, visto o crescente uso do mesmo pelos moradores do bairro para a disposição de resíduos inertes, principalmente de entulho, gerando num primeiro momento uma imagem negativa do local e posteriormente efeitos negativos ao meio ambiente e a qualidade de vida das pessoas. Foi verificado que nesse local ocorrem constantes focos de incêndio, onde os próprios moradores queimam parte desse material ali disposto. Preocupa-se com a possível geração de vetores que possam ali ocorrer.
Juntamente a essas verificações, constatou-se vários indicadores sociais que permitem voltar a atenção para essa parcela da população de Sorocaba, principalmente para questões voltadas ao nível escolar e pessoas que desenvolvem trabalhos regulares.
Formado um grupo de atuação, tendo como principal contato a Escola Estadual Wanda Costa Daher, como protagonista e ponte da empresa Kanjiko e os integrantes do bairro, pretende-se criar nesse local um espaço de convivência onde o mesmo traga uma nova imagem e conceitos ao bairro.
Nesse espaço, estima-se realizar a limpeza e plantio de árvores, além de colocar bancos sustentáveis (pallets), realização de jardins e hortas a fim de disponibilizar todos esses recursos para a população.
Juntamente com a escola e outras Instituições do bairro, pretende-se conscientizar os moradores, para que após a implantação do local, o mesmo não retorne a condição anterior mas que se mantenha no melhor aspecto possível.
Concluído essa etapa, serão abordados assuntos como esportes e artes, a fim de estimular uma parte da população local a encontrarem outras oportunidades e conhecerem caminhos distintos aos muitos vistos na atual realidade.
O grupo foi formado por integrantes da iniciativa privada, pública e terceiro setor, onde o ponto de partida foi de levantamento de legislação e pesquisa na Prefeitura para uso do local sem que houvessem complicações posteriores.
Estudo da realidade
O trabalho será direcionado a uma região do município denominada Macro - Laranjeiras. Dentro dessa região, focou-se no bairro Conj. Habitacional Ana Paula Eleutério (conhecido como Habiteto). A região possui uma população aproximada de 12.000 habitantes, distribuídos em uma área total de 8.200.000 m², considera-se o local como área urbana. Realizado o levantamento de dados, solicitado via CRAS Ana Paula Eleutério e extraídos do sistema de Cadastro Único obteve-se os seguintes indicadores do local: População cadastrada de 3.107 indivíduos com idade de 1 a 83 anos, sendo a maioria concentrada na faixa até 23 anos. Do total, 59,09% são do sexo feminino, enquanto que 40,91% são do sexo masculino. Acima dos 10 anos de idade, 92,19% sabem ler e escrever.
O grau de escolaridade dos que ainda frequentam (41,4% do total) está ligado principalmente ao ensino básico, sendo que 47,63% estão no fundamental, 18,26% são do ensino médio e somente 0,31% frequentam o ensino superior.
1449 indivíduos não frequentam mais o ensino de qualquer natureza, sendo a escolaridade desse grupo distribuída em 37,98% frequentaram o ensino médio, 31,42% frequentaram até a 8a série, 25,55% estudaram o até a 4a série. 0,83% do alunos estudaram pelo programa EJA e somente 0,07% foi até o ensino superior. Dos registrados, 38 declararam usar drogas e 6 sofreram algum tipo de violência.
Além dos dados levantados referente a realidade do público avaliado, verificou-se que no bairro existem poucas ações sociais, considerando a dimensão da população, como verificado de equipamento público instalado no bairro temos: 01 CRAS, 01 Unidade Saúde da Família, 03 escolas, 02 creches, 01 oficina do saber. Pastoral do Menor, Um projeto social : Atleta Cidadão - Toninho Corredor, uma Associação de Moradores legalizada e uma ONG em processo de legalização.
Com isso, monta-se um cenário onde espera-se que a comunidade tenha deficiência (ou interesse) em buscar informações sobre gerenciamento de resíduos urbanos, motivação e saneamento básico ainda que nos dias atuais termos um acesso maior de informações, visto os meios digitais disponíveis.
Justificativa
Justifica-se a implantação desse projeto nessa região de Sorocaba levando em conta que visto as investigações in lloco, constatou-se primeiramente um grande acúmulo de resíduos dispostos de forma irregular em contato direto com a população.
Além disso, o estudo da realidade mostra uma grande necessidade de informação a população, visto a baixa adesão no ensino regular. Considerando esses fatores, soma-se ainda o pequena quantidade de projetos ali implantados, considerando que possuem estruturas como exemplo:
De equipamento público instalado no bairro temos: 01 CRAS, 01 Unidade Saúde da Família, 03 escolas, 02 creches, 01 oficina do saber.
Pastoral do Menor - Entidade que executa o serviço de convivência e fortalecimento de vínculos familiares e comunitários atendendo crianças e adolescentes.
Um projeto social : Atleta Cidadão - Toninho Corredor.
Uma Associação de Moradores legalizada: Associação de Moradores do Jardim Renascer. - Presidente- Dona Maria.
Uma Ong em processo de legalização: NACAPE - Núcleo de Apoio Ana Paula Eleutério.- Presidente Dinho.
Uma forte referência em trabalhos social destaca-se o SENAI Itavuvu nas proximidades do bairro, que tem realizado o importante trabalho e ofertando cursos gratuitos de capacitação profissional.
Baseado nesses argumentos e nos riscos que a comunidade tem corrido em acumular vetores e potenciais poluidores, que podem causar danos diversos a população local, justifica-se a execução deste projeto.
Objetivo geral
Promover a revitalização de uma via de acesso ao bairro Ana Paula Eleutério, criando um espaço de convivência ambiental para a população.
Ações desenvolvidas
Conscientizar sobre descarte de resíduos
-
Remoção dos resíduos do local;
- Conscientizar e orientar os moradores referente ao descarte correto de resíduos
Trabalhar a imagem pessoal da população
- Conscientizar sobre descarte de resíduos e como isso afeta nosso dia a dia
Atuar diante da atual imagem do bairro perante a sociedade
- Criar mecanismos para que a condição antiga não se reinstale no local
Impactos sociais
Educação
Impacto Externo
Conforme depoimentos do setor de meio ambiente da Kanjiko, a escola E.E. Salvador Ortega, através da realização de palestra realizada por colaborador da Kanjiko, obteve sensibilização ambiental.
Meio ambiente
Impacto Externo
Conforme relatório de ações, os moradores do bairro Habiteto, através da mobilização de voluntários que realizaram a limpeza do bairro, obtiveram sensibilização sobre gestão de resíduos.
Impacto Externo
conforme depoimentos da UCENS, 300 pessoas, através da mobilização de 20 voluntários em praça pública que atuaram no evento com palestras sobre meio ambiente, obtiveram conscientização ambiental.
Impacto Externo
Conforme depoimentos do setor de meio ambiente da Kanjiko, o instituto Criança Feliz, através da mobilização de voluntários da Kanjiko que recolheram 170 litros de óleo vegetal, receberam como doação 85 litros de produtos de limpeza, e obtiveram sensibilização ambiental sobre o gerenciamento desse resíduo.
Impacto Interno
Conforme relatório de ações voluntarias da Kanjiko do Brasil, 20 colaboradores, Através da mobilização em ações voluntarias (Limpeza no Habiteto e palestra na UCENS), obtiveram sensibilização ambiental sobre gestão de resíduos e conservação de recursos naturais.