Centro Especializado em Reabilitação de Toxicômanos e Alcoolistas

Centro de Atendimento e Triagem - Rua Joaquim Agostinho Vieira, n
Camboriú/SC

O Centro Especializado em Reabilitação de Toxicômanos e Alcoolistas – CERTA, localizado no município de Camboriú em uma área de aproximadamente 220.000 m2 de área de preservação ambiental permanente, fundou-se em 1994, a partir de vivências individuais e/ou compartilhadas acerca do uso e/ou abuso de substâncias psicoativas, com o propósito de oferecer serviços especializados em tratamento e reabilitação psicossocial a dependentes químicos e familiares co-dependentes.

É uma entidade filantrópica, sem fins lucrativos, que desde sua fundação vem prestando serviços de saúde, assistência social, defesa de direitos sociais e Utilidade Pública, dentro de suas especificidades, atendendo ao Município de Camboriú e demais Estados da Federação.

Em consonância com os serviços prestados e a metodologia de assistência e intervenção psicossocial, caracterizamo-nos como uma Comunidade Terapêutica, que segundo a atual legislação, a Resolução nº 29 da ANVISA vigente desde 30/06/2011, são “instituições que prestam serviços de atenção a pessoas com transtornos decorrentes do uso, abuso ou dependência de substâncias psicoativas (SPA), em regime de residência”, sendo que “o principal instrumento terapêutico a ser utilizado para o tratamento [...] deverá ser a convivência entre os pares”.

O público-alvo do CERTA, portanto, são pessoas adultas do sexo masculino, sofrendo prejuízos e/ou danos decorrentes do uso e abuso de toda e qualquer substância psicoativa, vivendo em situação de risco e vulnerabilidade social e familiar, que espontaneamente procuram ajuda e reabilitação, necessitam de cuidados contínuos e demandam acompanhamento terapêutico e protetivo integral.

Para além dos Programas e Projetos voltados para o público usuário/dependente de substâncias psicoativas, o CERTA desenvolve ainda atividades como: SIPAT, Seminário, Atividades Beneficentes, Palestras em Empresas e Colégios, Parcerias, Projetos, dentre outras ações que abrem o leque de atuação institucional, tudo isso ancorado e harmonizado por um sistema de gestão jovem que tem no planejamento estratégico e na afinada visão de responsabilidade social o seu elo mais profundo e sua mais significativa bandeira.

Missão

Acolher pessoas com transtornos decorrentes do uso de substâncias psicoativas, auxiliando-os, orientando-os quanto ao desenvolvimento e reorganização na vivência dos seus hábitos saudáveis, utilizando, para tanto, métodos e recursos médicos, psicológicos e terapêuticos, objetivando a reabilitação do assistido com qualidade.

Visão

Tornar-se um Centro de Reabilitação Modelo dentro do Estado de Santa Catarina, sendo reconhecidos pelo comprometimento com a responsabilidade social e pela qualidade da prestação dos nossos serviços.

Valores

No desenvolvimento das suas atividades, o CERTA e os seus colaboradores pautam-se pelos seguintes princípios e valores:

Foco no assistido;
Respeito pela dignidade, liberdade e reserva da esfera íntima da pessoa humana;
Elaboração profissional e constante aperfeiçoamento;
Práticas adequadas e harmônicas com o Regimento Interno Institucional;
Utilização Legítima dos recursos recebidos;
Interagir com Instituições e Organizações externas no desenvolvimento e fortalecimento das atividades relacionadas.

Produtos e serviços

O Centro Especializado em Reabilitação de Toxicômanos e Alcoolistas - CERTA, atua nas principais frentes de combate ao uso de substâncias psicoativas. Disponibilizamos dos seguintes serviços:

- Prevenção – Serviço destinado a todos os públicos, executado na forma de palestras, dinâmicas, campanhas, dentre outros. Realizado em escolas, empresas, grupos de jovens dos mais variados segmentos, dentre outros.

- Orientação – Modelo de trabalho voltado principalmente aos pais e familiares de usuários, executado na forma de atendimento individualizado, ambulatorial. Nesse modelo de trabalho objetivamos o tratamento da codependência familiar.

- Reabilitação – Serviço destinado a pessoas adultas, do sexo masculino, usuárias/dependentes de substâncias psicoativas (álcool e outras drogas) que desejam absterem-se do uso dessas substâncias. Esse serviço é realizado em Comunidade Terapêutica, sob a forma de acolhimento (internação voluntária) e possui a duração de 09 (nove) meses.

- Reinserção Social – Serviço destinado a pessoas adultas, do sexo masculino e que necessitem de orientação e acompanhamento para o retorno à vida em sociedade. Esse serviço é realizado sob a forma de acolhimento, em casa específica, no centro da cidade e possui a duração de 03 (três) meses.

OUTROS SERVIÇOS

---S.I.P.A.T. (Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho) – Anualmente realizamos palestras sobre Prevenção do Uso de Drogas no Ambiente de Trabalho. Esse serviço é destinado às empresas e seus colaboradores e possui como objetivo informar e prevenir sobre as adversidades que o uso de drogas no ambiente de trabalho pode causar ao próprio funcionário, seus colegas de trabalho, a empresa, a família, a sociedade, dentre outros.

---P.S.C. (Prestação de Serviço a Comunidade) – O CERTA é uma entidade “CONVENIADA” com o Poder Judiciário da Comarca de Camboriú e Balneário Camboriú, bem como com a Justiça Federal de Itajaí. Esses “CONVÊNIOS” dão a nossa entidade a condição de receber pessoas com penas restritivas de direito, conhecidas como penas alternativas, que são formas de cumprimento de pena que substituem o encarceramento do apenado, ou seja, são medidas que não privam o indivíduo de liberdade. Quando esses apenados são encaminhados, nossa equipe técnica avalia e encaminha o indivíduo para a execução de atividades.