Mercatudo Casas André Luiz

Rua Fern
Vila Guilherme - Sorocaba/SP

Ser sustentável é ter a capacidade de se manter num determinado ambiente sem, contudo, impactar violentamente esse meio. Por isso, a adoção de práticas e técnicas desenvolvidas para este fim, faz do Mercatudo Casas André Luiz um exemplo de negócio social sustentável.
Com mais de 57 anos de existência, atuando como uma importante fonte de captação para a manutenção do trabalho das Casas André Luiz, o Mercatudo sempre esteve alinhado ao conceito dos 3 R´s: reduzir, reutilizar e reciclar. Sua função é retirar, triar e direcionar de forma correta toda a doação recebida de pessoas físicas e jurídicas.
Os produtos recebidos em condições de uso ou reforma, que não atendem às necessidades diretas da instituição, são disponibilizados para venda em suas lojas e brechós por preços acessíveis. Já os demais, ganham destinos como a reciclagem ou o descarte apropriado.
A estrutura do Mercatudo é composta por 1 Centro de Recebimento de Doações (CRD) e 12 pontos de vendas – entre lojas e brechós -, distribuídos na Grande São Paulo, Campinas e Sorocaba, onde é possível encontrar roupas, sapatos, acessórios, eletrônicos, informática, móveis, decoração, brinquedos e outros.
E, partindo do princípio de que ações aparentemente simples e de pouco impacto, quando tomadas por um grande número de pessoas torna a sustentabilidade uma realidade, o Mercatudo a cada ano também fortalece o seu programa Mercatudo Sustentabilidade que contempla projetos e iniciativas sustentáveis.

O Mercatudo é uma importante fonte de arrecadação para a Instituição Casas André Luiz, referência mundial no atendimento ao deficiente intelectual.

Fundada em 1949, as Casas André Luiz é pioneira na assistência à pessoa com deficiência intelectual. Atualmente atende 1.600 pacientes, sendo 600 residentes na Unidade de Longa Permanência e 1.000 atendidos no Ambulatório de Deficiência Intelectual com o objetivo de mantê-los integrados à família e a sociedade.
Todos recebem o mesmo tratamento, sendo o compromisso da Instituição proteger integralmente estas pessoas garantindo a manutenção de suas habilidades, desenvolvidas em prolongados e persistentes trabalhos terapêuticos. O ambulatório está em expansão para ampliar o número de atendimentos, para 3.500 pacientes mês, passando de 195 mil para 300 atendimentos anuais.
O atendimento é totalmente gratuito, dependendo de parcerias e apoios de diferentes setores em diversas frentes para sua manutenção e ampliação.

Missão

Gerar qualidade de vida material e espiritual à pessoa com deficiência intelectual

Visão

Tornar-se referência nacional e internacional de assistência especializada às pessoas com deficiência intelectual, atendendo as suas necessidades espirituais e materiais, estendendo a sua atuação à educação e à evolução científica.

Valores

A difusão da doutrina espírita através da prática da caridade, foi o princípio que motivou o grupo de idealizadores do Centro Espírita Nosso Lar na fundação das Casas André Luiz. Estes princípios somados aos VALORES organizacionais:

Amor, respeito, ética e transparência, norteiam as atividades e os colaboradores da Instituição.

Produtos e serviços

Mercatudo: disponibiliza a sociedade produtos usados e em bom estado como móveis, roupas e acessórios, brinquedos, eletroeletrônicos, e outros, a preços populares.

Casas André Luiz: Tratamento de saúde integral ao deficiente intelectual, e ainda, apoio psico-social a família.