Associação Terapêutica Sítio Caminho Novo

Estrada Geral de Morretes , S/N
Rio Bugre - Balneário Piçarras/SC

Em virtude do crescimento do consumo de drogas e do aumento da dependência química em meio à população, percebeu-se na região a carência de instituições filantrópicas comunitárias voltadas para o serviço de ajuda e recuperação de pessoas dependentes de drogas e seus familiares. Por isso, aproveitando a sua experiência pessoal com o uso e abuso compulsivo de substâncias psicoativas como o álcool, e fundamental apoio da comunidade local para sua recuperação, o jornalista Gilberto José Cardozo implanta no município de Balneário Piçarras (SC) no ano de 2001 o projeto-sonho, hoje denominado Associação Terapêutica Sitio Caminho Novo. Gilberto contou com o apoio dos sócios fundadores Luiz Carlos Borba Garcia, Watson Mathias Watzko, Adalmiro Neves, Milton Fonseca, José Ricardo de Borba Garcia, Lucimar Silveira, Ivanda Macedo, Sofia Schubert, Henrique Geraldes Motta, Mario Abílio Silva, José Carlos de Oliveira, Pastor Moisés Damázio, José Felix Duarte, Bartira Zimmermann e Arno Cardozo. O objetivo é oferecer tratamento aos dependentes, acolhendo-os sem distinção de raça, religião ou posição socioeconômica, em um ambiente seguro e de convívio harmonioso. O sítio garante ainda orientação e auxilio à família do dependente através de encontros em grupo, reuniões com a equipe responsável e momentos com o psicólogo. Além disso, promove palestras, pesquisas e a divulgação dos problemas relacionados às substancias psicoativas. Atualmente, integra o Projeto Reviver, do Governo do Estado de SC e o projeto Crack Nunca Mais, do Governo Federal.

Missão

Acolher pessoas que buscam tratamento para a dependência química de álcool e outras drogas. Criar uma relação que produza segurança para o indivíduo, família e comunidade, possibilitando melhores resultados para todos. Confiar no método aplicado, apoiar a equipe responsável e tentar fazer sempre o melhor.

Visão

Crescer em sabedoria e estrutura buscando o reconhecimento como entidade capacitada no atendimento ao ser humano na sua integridade: bio-psico-social e Espiritual. Ser uma comunidade terapêutica de referência na região que supra os anseios da população usuária de nossos serviços.

Valores

Acreditamos no poder de DEUS e na capacidade de recuperação das pessoas. Investir no ser humano com igualdade e acompanhamento digno. Criar expectativa sempre que possível, nas inúmeras tentativas que não devem se esgotar. Sempre investir diante do mínimo sinal de boa vontade para uma mudança de vida por parte do acolhido.

Produtos e serviços

Hoje, a comunidade conta com mil metros quadrados de área construída, com ambientes totalmente adaptados e dentro das normas das comunidades-terapêuticas e das vigilâncias sanitárias, além de dormitório, refeitório e cozinha, escola, sala de informática, capela, escritórios, salas de reuniões, consultórios de atendimento, depósitos, oficina, museu, estrebaria, galinheiro, horta e área de lazer. O sítio também tem uma área de terra de 11 hectares, sendo a maior parte de mata nativa totalmente preservada. A equipe é comandada por Gilberto Cardozo, coordenador administrativo da entidade, especialista em dependência química e pós-graduado em dependência química e comunidade terapêutica. Uma diretoria voluntária dá suporte administrativo à entidade, contando ainda com vice-presidente, secretário, diretor financeiro, conselho fiscal e suplentes. Trabalham ainda na comunidade um psicólogo, um psiquiatra, uma enfermeira, um pedagogo, uma funcionária para atuação administrativa, cozinheira para orientação dos internos, além de um equipe voluntária para cursos e palestras, formada por vários profissionais e ex-residentes.