Codevasf

SGAN , Quadra 601 - Conjunto I Edif. Sede
Brasília - Distrito Federal/DF
70830-019

QUEM SOMOS?
A Codevasf, empresa pública vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Regional - MDR, atua no território brasileiro nas áreas das bacias hidrográficas dos rios São Francisco, Parnaíba, Itapecuru, Mearim, Vaza-Barris, Paraíba, Mundaú, Jequiá, Tocantins, Munim, Gurupi, Turiaçu, Pericumã, Una, Real, Itapicuru, Paraguaçu, além daquelas nas demais bacias dos Estados de Alagoas, Maranhão e Sergipe, com a utilização sustentável dos recursos naturais e estruturação de atividades produtivas para a inclusão econômica e social. A estrutura da empresa é composta da Sede, situada em Brasília e de 8 (oito) Superintendências Regionais, nos Estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Pernambuco, Piauí e Sergipe, além de Escritórios de Representação e de Apoio.
Em 2014, a Codevasf foi designada como Operadora Federal do "Projeto de Integração do São Francisco com as Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional" - PISF, ampliando suas atribuições, sobre a chamada Região de Integração - territórios de influência situados nos estados da Paraíba, Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte - que receberão impacto das ações desenvolvidas pela Companhia.
Os municípios localizados na área de atuação da Codevasf apresentam significativas potencialidades de desenvolvimento por meio do aproveitamento e utilização racional dos recursos hídricos disponíveis, que podem contribuir de maneira significativa para a geração de empregos, renda, e consequentemente, movimentar economicamente a região.
A empresa mobiliza investimentos públicos para a construção de obras de infraestrutura, particularmente para a implantação de projetos de irrigação e de aproveitamento racional dos recursos hídricos. É reconhecida principalmente pela implantação de polos de irrigação, a exemplo do Polo Petrolina–Juazeiro Investe também em novas técnicas e tecnologias aplicadas à inclusão produtiva, diversificação de culturas, recuperação de áreas ecologicamente degradadas, capacitação e treinamento de produtores rurais, além da realização de pesquisas e estudos socioeconômicos e ambientais, entre outras ações.
No âmbito do Programa de Revitalização de Bacias Hidrográficas, a empresa realiza constantes investimentos em ações de controle de processos erosivos, esgotamento sanitário e coleta, tratamento e destinação de resíduos sólidos.
Em cumprimento à legislação pertinente, a Codevasf implementou o Programa de Aquicultura e Recursos Pesqueiros, com a construção e operacionalização de sete Estações de Piscicultura no vale do São Francisco, com vistas à produção de alevinos de espécies de peixes de importância econômica, como fomento à piscicultura comercial e ecológica, visando a recomposição da ictiofauna. Recentemente, as Estações de Piscicultura foram transformadas em Centros Integrados de Recursos Pesqueiros e Aquicultura.
Além disso, a Codevasf contribui para o fortalecimento dos arranjos produtivos locais em comunidades rurais, especialmente em áreas tradicionalmente afetadas por longas estiagens, promovendo a inclusão produtiva de famílias por meio do fomento a atividades como apicultura, piscicultura, maricultura, ovinocaprinocultura, cajucultura, entre outras.
Os programas e as ações da Codevasf têm como foco principal o desenvolvimento regional. A revitalização da bacia do rio São Francisco, o Plano de Ação para o Desenvolvimento Integrado da Bacia do Parnaíba (Planap), o Programa de Desenvolvimento Florestal, os Arranjos Produtivos Locais (APLs), o Projeto Amanhã, as ações ambientais, entre outras iniciativas, permitem que a Companhia crie novas perspectivas e oportunidades para a comunidade. Todos esses programas exigem gerenciamento, acompanhamento, operacionalização, articulação institucional, fiscalização e implementação, além de um grande esforço empreendedor.
A Codevasf por ser uma empresa que promove o desenvolvimento de suas ações focadas nos princípios da sustentabilidade, desde janeiro/2016, por meio do Plano de Gestão de Logística Sustentável - PLS, vem implantando e reforçando as práticas de sustentabilidade adotando e implementando novas ações relacionadas ao uso de materiais e serviços, bem como campanhas educativas e motivacionais, tanto na Sede como nas Superintendências Regionais.
O PLS da Codevasf/Sede, por ser uma ferramenta dinâmica, tornou-se um marco na gestão socioambiental da Codevasf, pois ao instituir no âmbito da empresa uma mudança cultural no que diz respeito à inserção de diretrizes e critérios de sustentabilidade em seus processos, atividades e serviços, demonstra seu comprometimento com a sustentabilidade.
Para fortalecer e alcançar os objetivos e metas do PLS-Codevasf/Sede, conta com o apoio efetivo de duas comissões, a de Gestão de Resíduos - CGR, instituída na empresa, em junho de 2016 e a de Implantação da Agenda Ambiental da Administração Pública – A3P, instituída na empresa, em outubro de 2016, tendo como canal de comunicação direta entre empregados e a empresa o e-mail Institucional: pls.sede@codevasf.gov.br.
Cabe ressaltar, que a Codevasf tem um programa de grande alcance social, o “Projeto Amanhã“, institucionalizado na empresa desde 1993, cuja finalidade é fomentar a organização e a capacitação dos jovens rurais na faixa etária de 14 a 26 anos, matriculados em instituições de ensino formal, oportunizando-lhes qualificação e preparação para a obtenção do primeiro emprego e inclusão digital, para atuarem com autonomia e competência em empreendimentos agropecuários e agroindustriais. Desde a sua institucionalização, em toda a área de atuação da empresa, mais de trinta mil jovens já participaram de ações educativas.
O Projeto Amanhã realiza atividades educativas, através do ensino formal e também através do ensino não formal, por meio de palestras, dias de campo, workshop, campanhas, seminários e, principalmente cursos de capacitação, destinados aos jovens da área de atuação da Codevasf. Os cursos de capacitação oferecidos pelo Projeto, são gratuitos e vão ao encontro dos anseios e vocações dos jovens, respeitando sua cultura e tradição, visando à equidade, e ocorrem de acordo com as demandas do mercado local, regional, nacional e internacional. As ações do Projeto são realizadas por meio de diversas parcerias com instituições públicas e privadas, e recentemente foram realizadas tratativas com instituições do entorno de Brasília e Goiás.
Cabe destacar que a Codevasf em reconhecimento às suas ações focadas na responsabilidade socioambiental e na sustentabilidade, em 2010, obteve a certificação Selo Verde – Categoria “Ouro”, pela organização não-governamental Ecolmeia. A certificação, reconhecida nacional e internacionalmente, é concedida a instituições preocupadas com questões ambientais e que promovam o desenvolvimento sustentável, reduzindo os impactos no solo, ar e água, em toda sua cadeia produtiva. Em 2011 conquistou a certificação Selo Verde - Categoria máxima “Diamante”. A certificação é conferida às organizações que buscam e praticam a valorização humana e a sustentabilidade ambiental em suas atividades e/ou processos produtivos, em prol do crescimento econômico das comunidades onde atuam, respeitando à diversidade humana, protegendo o meio ambiente, fortalecendo e desenvolvendo as potencialidades locais. Em 2018 a empresa obteve a renovação da certificação Selo Verde categoria máxima “Diamante”, por inserir em suas atividades e processos critérios de sustentabilidade, promover a responsabilidade socioambiental e por ter sido identificado na sua área de atuação uma rede de organizações que tem como objetivos a excelência das ações socioambientais nas suas gestões e o compromisso com o desenvolvimento sustentável e a cidadania. Em novembro de 2019, a Codevasf recebeu o Selo Empresa Amiga da Primeira Infância, concedido pela Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF). A Companhia foi a única empresa a cumprir os requisitos e obter o Selo, pois, no cumprimento de sua missão institucional, a Codevasf assume a responsabilidade social de assegurar às mães gestantes e aos seus filhos o direito à amamentação, à educação e à saúde com dignidade e respeito. Em dezembro de 2019, foi a única empresa pública a receber o Selo Empresa Amiga da Família (SEAF) 2019, concedido pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH). A certificação tem a finalidade de “fomentar a adoção voluntária de práticas organizacionais familiarmente responsáveis pelas empresas brasileiras, por meio do reconhecimento público daquelas que se mostram comprometidas com o equilíbrio trabalho-família”. Em 2020, foi novamente a única empresa pública a receber a certificação “Selo Social/DF” – ciclo 2019, concedida pelo Instituto Abaçaí Brasil, em reconhecimento a órgãos públicos, empresas privadas e organizações da sociedade civil que realizam projetos sociais positivos que impactam a vida das pessoas na comunidade onde atua.
Os Selos socioambientais são certificações consideradas hoje, um dos mais eficientes meios para agregar visibilidade às empresas e organizações que estão de acordo com as boas práticas de sustentabilidade e com a conduta socioambiental responsável. Por isso, as conquistas das Certificações dos Selos, tem uma relevância imensurável para a Codevasf, pois o comprometimento com a sustentabilidade faz parte da política da instituição e não se restringe ao cumprimento da legislação em si, visto que está explícito em sua missão institucional: “Promover o desenvolvimento e a revitalização das bacias hidrográficas com a utilização sustentável dos recursos naturais e estruturação de atividades produtivas para a inclusão econômica e social” e na sua Política Ambiental, institucionalizada em 1999 e atualizada em 2014.
Destaque também, foi o desempenho da Codevasf em 2019, recebeu o certificado de Nível 1, relativo ao Indicador de Governança da Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (IG-Sest). No resultado do 4º Ciclo de Certificação do IG-Sest, a nota da Companhia subiu de 5,26 (Nível 2) para 7,91(Nível 1) – uma melhora de 50% na performance de governança. Acesse www.codevasf.gov.br

Missão

Desenvolver bacias hidrográficas de forma integrada e sustentável, contribuindo para a redução das desigualdades regionais.

Visão

Ser reconhecida por governos e pela sociedade, até 2021, como referência na implementação de políticas públicas para o desenvolvimento regional sustentável de bacias hidrográficas.

Valores

.Excelência
Empregar as melhores práticas, prover a padronização de métodos e processos e primar pela agilidade na realização do trabalho, com foco na entrega dos resultados dentro dos prazos e com alto grau de qualidade.
. Ética
Ter como padrão de conduta ações que busquem a verdade dos fatos, amparadas em honestidade, moralidade, coerência e probidade administrativa.
. Valorização dos colaboradores
Valorizar a diversidade de opiniões, estimular a participação no processo decisório, propiciar um ambiente de trabalho saudável e desenvolver o capital intelectual da empresa.
. Responsabilidade ambiental
Adotar soluções que devolvam para a sociedade os investimentos realizados de forma comprometida com o meio ambiente.
. Foco na sociedade
Gerenciar com vistas ao atendimento regular e contínuo das necessidades dos cidadãos e da sociedade, na condição de sujeitos de direito, beneficiários dos serviços públicos prestados pela Codevasf.
. Transparência
Atuar de forma consciente. Com ações pautadas pela publicidade e compartilhamento de informações com todos os interlocutores
. Imagem Institucional
Somos uma organização que transforma a realidade das regiões onde atua, com foco na melhoria das condições sociais, econômicas e ambientais.

Produtos e serviços

Produtos: Serviços: Revitalização de Bacias Hidrográfica Esgotamento sanitário Ligações intradomiciliares
 Sistemas de abastecimento de água
 Processos erosivos

. Oferta de Águas  Barragens/Barreiros
 Adutoras
 Poços
 Cisternas
 Sistemas de abastecimento de água

. Agricultura Irrigada  Gestão, administração e operação de projetos públicos de irrigação
 Implantação de infraestrutura de uso comum para irrigação

. Inclusão Produtiva  Aquicultura, apicultura, fruticultura, ovinocaprinocultura, agricultura familiar, etc.
 Capacitação de jovens
 Obras de infraestrutura para escoamento de produção
 Projetos e obras em infraestruturas urbana e rural
 Operação dos Centros Integrados de Recursos Pesqueiros e Aquicultura

. Adução de água bruta  Implantação do sistema de gestão do Projeto de Integração do São Francisco
 Operação e manutenção do Projeto de Integração do São Francisco