Centro de Referência da Assistência Social

Avenida Emanoel Pinto , 595
CENTRO - Balneário Piçarras/SC
88380-000

O Centro de Referência em Assistência Social, CRAS Itacolomi, é uma organização governamental que visa atender o público de Balneário Piçarras/SC, que dá Assistência Social precisarem. Esta Instituição possui capacidade para realizar acompanhamento de 80 famílias, estando neste momento com sua capacidade excedida, estando com 158 em acompanhamento.

Missão

Coordenar e promover ações socioassistenciais, de forma integrada, que possibilitem a melhoria da qualidade de vida da população em situação de vulnerabilidade e risco pessoal e social.

Visão

MÉDIO PRAZO
Consolidar-se como referência regional na gestão da política de assistência social;


LONGO PRAZO
Ser referência nacional na consolidação do SUAS.

Valores

TRANSPARÊNCIA – O CRAS, conjuntamente com a Secretaria de Assistência Social, se comprometem pela publicização das informações institucionais que permitam ao cidadão o controle social.

INTEGRALIDADE – O CRAS articulará para assegurar a integração com outras políticas setoriais.

ÉTICA – O CRAS pautará seus serviços institucionais no respeito aos princípios da legalidade, moralidade, publicidade e interesse público.

PARTICIPAÇÃO SOCIAL – O CRAS fortalecerá a atuação participativa dos agentes sociais responsáveis pelo controle social.

COMPROMISSO SOCIAL – O CRAS pautará suas ações na luta contra a injustiça social.

QUALIDADE DA GESTÃO – O CRAS uscará continuamente planejar, executar, monitorar e avaliar com foco na qualidade dos serviços prestados à população.

PROTEÇÃO SOCIAL – O CRAS assumirá o compromisso de proteger a população em situação de vulnerabilidade e risco pessoal e social, constituindo-se como estratégia de combate à desigualdade e à exclusão social.

ACOLHIMENTO – O CRAS acolherá e oferecerá garantias e condições que possibilitem ao cidadão ser reconhecido e se fazer reconhecer, seja na construção de sua autonomia assim como no fortalecimento e resgate dos vínculos.

SOLIDARIEDADE – Assume o compromisso de ser solidária respeitando as diferenças com ações coletivas de cooperação mútua.

EQUIDADE - Primará pela igualdade e justiça social, valorizando cada indivíduo na sua especificidade.

RESPEITO À AUTONOMIA – O CRAS orientará seu modelo de gestão pela perspectiva da descentralização político-administrativa, estabelecendo articulações e subsidiando municípios e unidades da sociedade civil.

RESPEITO À DIGNIDADE SOCIAL - O CRAS defenderá o compromisso com a cidadania e a garantia de direitos à população, mediante a qualificação e a potencialização de programas, projetos, serviços e benefícios sociais.

Produtos e serviços

PAIF - Serviço de Proteção Integral e Fortalecimento de Vínculo;
SCFV - Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo.