Centro Comunitário Padre Luiz Scrosoppi


Sorocaba/SP

O Centro Comunitário Padre Luiz Scrosoppi foi fundado em 1978 pelas Irmãs da Providência. Na ocasião estabeleceu-se parceria com a Divisão Regional de Promoção Social de Sorocaba, sendo delimitada a área de ação comunitária no bairro do Jardim Novo Mundo, divisa dos Municípios de Sorocaba e Votorantim. Nessa área eram apenas algumas casas, onde a população carente começava a se instalar. Com o decorrer dos anos, migrantes expulsos, principalmente do Paraná e Centro Oeste do município de Guapiara/SP pela mecanização da lavoura e os nordestinos pela seca e falta de frente de trabalhos dos outros centros, invadem na parte do município de Votorantim.   A população é na sua maioria analfabeta ou semi-alfabetizada, sem qualificação profissional.   Atualmente, o Jardim Novo Mundo na área de Votorantim, possui grande parte caracterizada como favela, ruas sem asfalto, a maioria em péssimo estado de conservação, mas algumas poucas ruas já possuem asfalto. Na parte da favela não há rede de água tratada e nem saneamento básico e as casas foram construídas em área de risco e o local ainda continua a ser invadido. A população desse bairro é oriunda também de áreas de risco de Sorocaba/SP. O único espaço de lazer era a quadra de esportes do Centro Comunitário. Hoje, já existem escolas de ensino fundamental e médio, creche, posto de saúde e o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS).

Missão

Ser para a família um ambiente que valorize a vida na promoção da dignidade e cidadania da criança e do adolescente.

Visão

As crianças e adolescentes empobrecidos acolhidos em um local de segurança, com atividades de qualidade para que se sintam amados, protegidos e tratados com dignidade. Motivados sejam protagonistas de sua própria história.

Valores

Promoção da vida,da justiça,da solidariedade,da dignidade e o respeito aos deveres da pessoa humana.

Produtos e serviços

São Atendidas 40 Crianças e adolescentes de 06 a 17 anos no período contra turno escolar, residentes na cidade de Sorocaba em territórios com ausência ou precariedade na oferta de serviços e oportunidades de convívio familiar e comunitário; Crianças e adolescentes que vivenciam situações de fragilização de vínculos e que residam em Votorantim ou Sorocaba.    
A entidade oferece quatro refeições diárias sendo elas café da manhã, almoço, café da tarde e janta também oferecendo as seguintes atividades:
*Apoio Pedagógico
*Esporte e Lazer - Jogos e Regras/ Gincanas
*: Brinquedoteca/ Brincar e Aprender  
*Capoeira
*Dança
*Música
*Pintura Solidária
*Arte de Servir/ Padaria Artesanal
*Inclusão Digital
*Apoiando as Famílias
*Biblioteca e Videoteca