APP CAIC Jovem Ailor Lotério

Rua Monte Agulhas Negras , 1205 - Em frente a delegacia da polícia civil
Monte Alegre - Camboriú/SC
88348-496

A Associação de Pais e Professores (APP) é uma agremiação destinada a representação de pais, mestres, e funcionários da escola, no entanto, sem qualquer vínculo político, partidário, religioso, racial ou com finalidade, na obtenção de lucro, onde conta com dois representantes dos pais e oito da escola. Delibera-se na APP assuntos relacionados a realização de eventos, além da gestão e captação de recursos no estabelecimento de ensino. Sua presença na dinâmica escolar vai ao encontro do emprego da gestão democrática na proposta pedagógica da instituição. A APP conta com dois representantes dos pais e oito da escola.

Missão

- Promover a educação de qualidade, para a formação plena do cidadão e sua inclusão proativa no mundo do conhecimento e do trabalho, visando à construção de uma sociedade mais justa, fraterna e feliz.
- Valorizar o exercício de cidadania, sempre destacando valores como amizade, ética, respeito, em todas as fases do aprendizado.
- Ressaltar, através de práticas pedagógicas desafiadoras, a importância da relação família/escola/educando na construção do -conhecimento e pensamento social-cognitivo.
- Incentivar a busca pela autonomia intelectual e a conscientização do papel do cidadão na sociedade que atua como ser capaz de promover mudanças que assegurem a sobrevivência da humanidade para muitos milênios!

Visão

Sermos reconhecidos como uma escola de propostas inovadoras, com visão humanista, que considera o interesse e a motivação do aluno como propulsores da aprendizagem, compromissados com a formação de cidadãos críticos, autônomos, participativos, capazes de promover mudanças no meio que atua.

Valores

• Planejamento - É um processo necessário no caminhar para a democratização do ensino no CAIC. O plano escolar estabelece, então, o ritmo para esta caminhada, bem como as paradas para refletir sobre o acerto ou desacerto do mesmo, tendo em vista avaliá-lo cotidianamente.
• Determinação - Na busca por realizar o sonho de uma sociedade verdadeiramente democrática e sustentável, o CAIC e seus profissionais desempenham tarefa fundamental, objetivando sempre o sucesso discente.
• Disciplina - - Uma prática docente voltada para a autonomia do sujeito, desenvolvendo no aluno a capacidade de situar-se, criticamente, diante dos valores que lhe são apresentados, das regras a serem observadas. Trata-se, pois, de uma prática docente que respeite a liberdade do aluno na exposição de suas ideias e opiniões, na expressão de sua curiosidade.
• Franqueza - porque a verdade deve ser a base de qualquer relação humana.
• Simplicidade - o simples da vida não está no TER, mas está no SER: ético, profissional por excelência, responsável, crítico, autônomo, e, acima de tudo trabalhar de maneira coletiva visando à melhoria da qualidade educacional.
• Respeito – A escola não pode reproduzir situações que ocorrem em muitos lares e na sociedade em geral. Ela tem de criar mecanismos que garantam um clima interno de civilidade - até para servir como uma nova referência para seu público. O perfil de liderança da escola é fortalecido quando ela constrói regras para garantir a boa convivência entre as partes.
• Solidariedade - Sendo a solidariedade um dos princípios básicos da democracia, é necessária a cooperação entre todos. No âmbito do CAIC, refere-se a toda a comunidade escolar, ativando o sentimento da responsabilidade em relação ao grupo, de maneira que cada um sinta a obrigação moral de apoiar o outro tornando-o apto para exercer a sua soberania enquanto cidadão.
• Compromisso:
- Educar para a aprendizagem permanente e para a produção de conhecimento.
- Educar para enfrentar os desafios do mundo contemporâneo e futuro, com valores éticos.
- Educar para uma participação atuante e responsável na sociedade.
- Formar para a prática da sustentabilidade socioambiental.
- Prover um ambiente social e intelectualmente estimulante para assegurar a motivação da comunidade escolar.
- Realizar educação consistente e consciente para garantir a perenidade da escola com seus valores morais e intelectuais.







Produtos e serviços

A formação básica do cidadão visando o desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o domínio da leitura, da escrita e do cálculo. A compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade, primando pelas relações que preservem o ambiente em que vivemos. Assim como o desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores, o fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que assenta a vida social.