SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

Rua Presidente Costa e Silva , 329
Centro - Camboriú/SC
88340-404

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social tem como objetivo trabalhar com famílias em situação de vulnerabilidade social e efetivar a inclusão destas famílias, através de seus projetos e programas. Promovendo a inclusão, através da garantia de direitos, implementando o SUAS - Sistema Único de Assistência Social em consonância com a Política Nacional de Assistência Social.
Desenvolvendo atividades e ações que contribuem para o reconhecimento dos Direitos Humanos e para o exercício da cidadania, bem como a prevenção e proteção social contra violações dos direitos dos cidadãos e cidadãs.

Missão

Implementar o Sistema Único de Assistência Social (SUAS), promovendo serviços de Proteção Básica e Proteção Social Especial aos cidadãos que dela necessitarem desenvolvendo o ser humano nos aspectos físicos, moral e profissional, dando a ele a oportunidade de adquirir condições de caminhar sozinho.


Visão

Buscar constantemente o aprimoramento funcional através de treinamento, cursos de capacitação, seminários e outros, visando à qualificação de seus funcionários para ser referência nacional na defesa e garantia de direitos e na prestação de serviços, programas, projetos e benefícios às famílias de Camboriú, orientados pela Política Nacional de Assistência Social (PNAS), Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS) e pelo Sistema Único de Assistência Social (SUAS)


Valores

- Ética e transparência ;
- Cidadania;
- Compromisso;
- Igualdade;
- Liberdade;
- Educação;
- Respeito às diferenças;
- Solidariedade;
- Respeito mútuo para valorização de profissionais;
- Acessibilidade às mudanças;
- Qualidade e agilidade na formatação de propostas;
- Valorização da atuação em parceria;
para atender seus assistidos com qualidade, eficácia e eficiência promovendo e minimizando sua condição de vulnerabilidade social.

Produtos e serviços

A política de assistência social oferece um conjunto de serviços para garantir que o cidadão não fique desamparado quando ocorram situações inesperadas, nas quais a sua capacidade de acessar direitos sociais fica comprometida.

Essas situações podem estar relacionadas à idade da pessoa, ou quando algum membro da família depende de cuidados especiais, se envolve com drogas ou álcool, perde o emprego, se envolve em situações de violência, os membros da família se distanciam ou quando há algum desastre natural na comunidade.

A Assistência Social oferta serviços para fortalecer as famílias e desenvolver sua autonomia, apoiando-as para que superem eventuais dificuldades e acessem os direitos sociais, evitando o rompimento de laços. A Assistência Social também apoia o fortalecimento da comunidade, incentiva sua mobilização e ainda oferta benefícios e abrigos, garantindo a sobrevivência em momentos críticos.

A Assistência Social trabalha em parceria com outras políticas públicas e encaminha os cidadãos a outros órgãos quando as situações enfrentadas não podem ser resolvidas somente pela assistência social, como nos casos que envolvem desemprego, violência, doenças, acesso à educação, saneamento básico, moradia, entre outros.