Centro Social Luterano Cantinho do Girassol

QNM 30 MÓDULOS B E C
Ceilândia Norte - Ceilândia/DF
72210-302

O Centro Social Luterano Cantinho do Girassol, que possui como mantenedora a Comunidade Evangélica de Confissão Luterana de Brasília - CECLB, é uma Instituição em obediência a legislação Civil Brasileira registrada sob forma de Associação Civil de Direito Privado sem fins lucrativos, de caráter beneficente, educativo, cultural e de assistência Social, e com duração indeterminada, com termos de colaboração assinados com a Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal – SEDF, e com a Secretaria de Estado do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos – SEDESTMIDH.

Missão

“Buscar o desenvolvimento pleno e integral da criança para o exercício consciente e participativo da sua cidadania, qualificação para o trabalho, dotando-os de valores éticos e morais, espírito crítico e cooperativo e estimulando a espiritualidade”.

Visão

Com o desenvolvimento das atividades propostas, o Cantinho do Girassol almeja, por meio de ações interdisciplinares e um espaço de escuta e valorização, mediando a aprendizagem, provocar mudanças, estimulando a criança e o adolescente a perceber-se como cidadão, e buscar o desenvolvimento integral e a transformação social, fomentando a produção coletiva, o exercício de escolhas individuais e a interação e estreitamento dos laços afetivos com a família e a comunidade.

Valores

Os princípios do Cantinho do Girassol regem-se pelos seguintes valores:
• Assegurar o atendimento às crianças, adolescentes às suas famílias, em situação de vulnerabilidade e risco social, em regime de Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e apoio sócio familiar e gratuidade do atendimento;
• Contribuir para a prática do protagonismo infanto-juvenil, preparando crianças e adolescentes para o exercício da cidadania, pautado em valores humanos, éticos e solidários;
• Construir uma formação de atitudes e valores éticos e espiritualizados;
• Promover a assistência social e psicológica, garantindo os direitos fundamentais da criança e adolescente, como: proteção à vida e promoção de saúde, alimentação, educação, convivência familiar e comunitária (Estatuto da Criança e do Adolescente, Art. 4º).

Produtos e serviços

O negócio do Cantinho do Girassol é atender crianças, adolescentes e seus familiares, residentes em Ceilândia e que estejam em situação de risco e vulnerabilidade social.
• Em colaboração com a Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal – SEDF, promover um ensino que segue a linha "diálogo - ação – compreensão - participação” baseada em relações diretas da experiência do aluno. Assim sendo, a Educação é uma das mediações pela qual o aluno, pela intervenção do professor e por sua própria participação ativa, passa de uma experiência inicialmente confusa e fragmentada, a uma visão organizada e unificada. Além das atividades educacionais, são realizadas atividades pedagógicas lúdicas, recreativas, culturais, de esporte e de lazer, seguem um planejamento mensal e semanal, com acompanhamento diário, de acordo com a faixa etária.
• Em colaboração com a Secretaria de Estado do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos – SEDESTMIDH, desenvolver o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, assistindo as crianças e adolescentes encaminhados pelo CRAS. Assim, estas frequentam o Centro Social em período contrário a escola, recebendo três alimentações, higienização e diversas atividades no período. Além das ações integradas da Equipe Técnica, o Cantinho do Girassol busca alcançar tais objetivos proporcionando oficinas de Informática, Acompanhamento Escolar, Capoeira, Karatê, Judô, Esportes (futebol, vôlei, basquete, handebol), Dança (Hip Hop), Artes e Jogos.