Secretaria Municipal de Esportes e Lazer

Rua: Antonio Martinho Telles , sn - Anexo ao Ginásio de Esportes
CENTRO - Balneário Piçarras/SC
88380-000

A SEMEL - Secretaria Municipal de Esportes e Lazer fundada em 2013 é o órgão da Prefeitura que tem por competência planejar um conjunto de ações que visam o desenvolvimento dos esportes, das atividades de Lazer, recreação e das aptidões físicas dos indivíduos, através da implantação e manutenção de infraestrutura destinada à prática de atividades esportivas e lazer.

Planeja e organiza eventos nos diferentes seguimentos, escolar, social, rendimento, comunitário e a melhor idade, alguns exemplos práticos em parceria com a Secretaria de Educação, a OLEPI, Olimpíada Escolar do Município, a PARALEPI, Paraolimpíada Escolar, mantém 14 Escolas de Esporte, participa dos eventos da FESPORTE, e promove Esportes comunitários como os campeonatos de Dominó e Bocha.

Constantemente busca parcerias para realização de novas ações, tanto com entidades governamentais, sem fins lucrativos e privados. Como exemplos podemos citar o projeto "Saúde no Esporte", realizado em parceria com a Secretaria de Saúde e o projeto "Ruas de Lazer", realizado em parceria com a Secretaria de Assistência Social.

Missão

- Planejar, programar, organizar, amparar, incentivar e supervisionar as atividades esportivas, esporte - educacional, de recreação e de lazer no Município;
- Apoiar o desenvolvimento dos esportes amadores nas Escolas de Esporte e da Educação Física no Município, estimulando à prática dos esportes;
- Buscar recursos e fornecer a infraestrutura necessária para o Esporte de rendimento;
- Supervisionar as equipes de rendimento nas modalidades das Escolas de Esporte que possuem turmas de rendimento;
- Administrar os equipamentos municipais destinados à prática de esportes;
- Promover programas desportivos e de lazer, de interesse da população;
- Estabelecer parcerias com órgãos afins, inclusive ligas, federações e empresas, de forma a incentivar e ampliar a prática desportiva junto à população;
- Formar parcerias no intuito de incentivar a prática esportiva no município;
- Analisar e propor atividades recreativas e de lazer, que atendam as expectativas e especificidade de cada região da cidade;
- Subsidiar o Governo Municipal, quanto à proposição e acompanhamento dos investimentos físico - financeiro para o desenvolvimento das ações de Esportes e de Lazer;
- Promover e incentivar ações para a prática de atividades inclusivas para 3ª idade e deficientes;
- Formular Políticas Públicas no Esporte e Lazer no Município.

Visão

Nos dias de hoje a presença das práticas esportivas e lazer no nosso cotidiano estabelece um papel importante, principalmente na função de desviar a atenção dos problemas sociais.
Dentre tantos benefícios, destacam-se a transmissão de valores e a relação social como fatores principais do instrumento de educação.
Primeiramente, vale lembrar que a sociabilidade por meio dos esportes é algo histórico, desde a Grécia Antiga, com os jogos olímpicos, onde reunia milhares de pessoas de diferentes classes sociais com um único objetivo, a diversão.
Já no Brasil, o "Esporte" se tornou parte de sua cultura, como representação da identidade nacional, incorporando na prática os valores sociais por meio de vários aspectos, como exemplo o canto do hino nacional antes de qualquer início de cerimônia.
Entretanto, percebe-se que, mesmo os problemas sociais tornando-se comuns na sociedade, o "Esporte" cumpre uma importante função de inclusão social. Ao tirar jovens das ruas e das drogas, ele ajuda no combate a violência, contribuindo assim na garantia de segurança pública e nas melhorias de saúde humana.
Essencial à formulação de políticas públicas volta ao "Esporte e Lazer" para alinhavarmos um melhor planejamento, estrutura e organização nas atividades esportivas e lazer.
Por fim, é inegável dizer que a prática do esporte é essencial para o desenvolvimento da ordem dentro de uma sociedade. Sabe-se que pessoas de todas as idades, que estão de um modo geral inativas fisicamente, podem melhorar sua saúde e bem-estar ao praticar atividade física moderada regularmente.
Portanto, é muito importante permitir o acesso às práticas esportivas e lazer a população, junto aos governos, estimule a prática de atividades esportivas, principalmente nas regiões mais carentes, evitando o surgimento de doenças e principalmente de violência.

Valores

Na sociedade atual, os valores são também vivenciados no "Esporte" e transferidos para a sociedade.
O "Esporte" possui um grande potencial de socializar indivíduos das mais diferentes classes, religiões, gêneros, entre tantas outras diferenças presentes na nossa sociedade. Através de uma partida de futebol na rua, de um jogo de vôlei na escola, um jogo de basquete na praça, pessoas se relacionam, fortalecem amizades, criam vínculos mesmo sem nunca terem se visto. A importância da prática esportiva em nossa sociedade vai além dos benefícios na saúde física do homem.
Valores vivenciados no "Esporte" são transmitidos para a sociedade, como o trabalho em grupo, a inclusão, o respeito às regras, através de conversas e reflexões sobre as vivências das práticas esportivas e lazer.
A construção de valores continua sendo fundamental para uma sociedade mais justa e fraterna, oportunizando que crianças e jovens possam vislumbrar um futuro melhor e mais digno, sendo participantes da sociedade brasileira e não apenas expectadores.

Produtos e serviços

É dever do gestor público mobilizar a sociedade em geral para participar do debate sobre a elaboração de políticas públicas para esporte e lazer que atendem a todos os cidadãos e que contemplem a todas as diferentes manifestações no acesso, com o intuito de diminuir as desigualdades e diferentes formas de segregação social, para tanto objetivamos:
- Criação de um Conselho Municipal de Esportes e Lazer, com pessoas interessadas e compenetradas com situações e realizações no âmbito esportivo;
- Realizar ações com a finalidade manter os locais seguros e com manutenção adequada, com materiais em condições de uso, valorização dos profissionais da Educação Física das Escolas de Esporte e das Escolas do município, garantindo-lhes formação e capacitação continua;
- Proporcionar projetos e programas sociais que sejam realizados a longo prazo, fazendo com que, todos tenham a oportunidade de participar.