APAE de Itu

Av. Daniel Ratti , 253
Pinheirinho - Itu/SP
13306-730

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Itu - APAE, é uma instituição filantrópica, sem fins lucrativos, realiza seus atendimentos 100% de forma gratuita. Tem como missão fazer a garantia e a defesa dos direitos da pessoa com deficiência, e vem a 50 anos realizando seu trabalho na luta pela inclusão social e melhoria na qualidade de vida das pessoas com deficiência Intelectual e Múltipla.
Atualmente são atendidas 200 pessoas com deficiência Intelectual e múltipla, conforme necessidade após avaliação inicial, nas áreas de Assistência Social, Saúde e Educação.
Nosso objetivo é promover os nossos usuários, com idade de zero a sem limite de idade, visando seu pleno desenvolvimento, principalmente nas áreas adaptativas, devido às limitações no funcionamento intelectual, que trazem como consequência a deficiência.
Foi fundada em 06 de dezembro de 1967, por um grupo de abnegados que sentiram a necessidade de criar um atendimento que valorizasse, acolhesse e preparasse o excepcional (terminologia utilizada nessa época) para sua justa integração à sociedade.
Seu primeiro presidente foi Olavo Valente de Almeida, sendo sucedido por Carolina de Moraes Macedo, Anna Carolina de Arruda B. M. Pacheco e Armando Micai, atual presidente.
Seu primeiro endereço foi na Rua Floriano Peixoto, atual prédio do Velório Municipal, atendendo aproximadamente 8 usuários. Mais tarde, devido a necessidade de ampliação, passou a ocupar a sua sede atual localizada a Rua Madre Maria Basília, 124 – Centro, através de um regime de comodato com a Prefeitura de Itu válido por 50 anos, cuja escritura foi lavrada em 1982. Devido ao aumento da demanda, e por identificar a necessidade de adaptação, está sendo construída uma sede própria, numa área de mais de 14.000 m (quadrados) situada à Avenida Daniel Ratti, nº 253 - Granjas Belas Vista, com previsão de conclusão para dezembro de 2017.
Para atender à crescente demanda, atualmente a APAE conta com 62 colaboradores, e dispõe de equipamentos adequados, obtidos pelo trabalho voluntário de sua diretoria, com recursos do poder público e principalmente com a participação da sociedade civil.
Todos os nossos atendimentos são gratuitos, e para atingir nossos objetivos contamos com a ajuda da população ituana, que colabora através de doações ao telemarketing, se associando a entidade e contribuindo através de mensalidade, participando dos eventos como jantares, rifas e festas, doações espontâneas na sede da entidade, via imposto de renda ou nos mais de 100 postos de coletas de cupons fiscais espalhados pelo município (lista de estabelecimentos disponível em nosso site), pagando contas ou fazendo apostas na Lotérica da APAE localizada na rua Joaquim Borges, 712 – Vila Nova. Também captamos recursos através de projetos com empresas privadas, e parcerias com os órgãos públicos.


Missão

Tem como missão promover e articular ações de defesa de direitos e prevenção, orientações, prestação de serviços, apoio à família, direcionadas à melhoria da qualidade de vida da pessoa com deficiência Intelectual e Múltipla e à construção de uma sociedade justa e solidária. Por ser uma organização sem fins lucrativos, é dirigida por um grupo de voluntários não remunerados.

Visão

Promover e articular ações de defesa de direitos e prevenção, orientações, prestação de serviços, apoio à família, direcionadas à melhoria da qualidade de vida da pessoa com deficiência Intelectual e Múltipla e à construção de uma sociedade justa e solidária.

Valores

Garantir a defesa dos direitos da pessoa com deficiência, e vem a 50 anos realizando seu trabalho na luta pela inclusão social e melhoria na qualidade de vida das pessoas com deficiência Intelectual e Múltipla.

Produtos e serviços

A APAE é uma Organização da Sociedade Civil que atende especificamente Pessoas com Deficiência Intelectual e Múltipla.
Atua em três segmentos Assistência Social, Saúde e Educação.

1. Assistência Social, atuando na defesa dos direitos da pessoa com deficiência, mantendo oficinas terapêuticas, educacionais e profissionalizantes, como panificação, artesanato, informática, costura, serigrafia e cerâmica, e outras em desenvolvimento, promovendo a inclusão social e prestando suporte aos familiares.
2. Educação, mantenedora da “Escola de Educação Especial do Ensino Fundamental Carolina de Moraes Macedo” e da “Escola de Educação Infantil”.
3. Saúde, através do “Centro Especializado em Reabilitação”, oferecendo os programas Estimulação Essencial, Terapia Escolar, Preparação e Inclusão no Mercado de Trabalho e Apoio as Famílias. Dentro desses programas, oferecemos atendimento com os setores de Serviço Social, Psicologia, Fonoaudiologia, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Psiquiatria e algumas especialidades médicas, além de parceiros nas áreas de oftalmologia, odontologia e hidroterapia.