Secretaria da Cultura

Praça Antônio Vieira Tavares , 20
Centro - Salto/SP
13320-219

A Secretaria da Cultura é responsável por planejar, sugerir e implantar as políticas municipais de apoio e incentivo à cultura. A ela compete estabelecer as diretrizes de ação para respaldo aos grupos artísticos, aos estabelecimentos públicos de caráter cultural, promover programas e eventos diversos e velar pelo patrimônio cultural material e imaterial do município. É da competência da Secretaria da Cultura: a Casa da Cultura, a Biblioteca Pública Municipal, o Conservatório Municipal, o Museu da Cidade, a Sala Giuseppe Verdi, a Sala Palma de Ouro e as Oficinas Culturais dos bairros.

Missão

Realização de eventos e projetos culturais, bem como, a execução de programas de incentivo à cultura e preservação dos patrimônios culturais. Executar programas de incentivo à cultura e garantir a eficiência, eficácia e efetividade das atividades inerentes à Secretaria e aos órgãos atrelados. Promover o acesso a bens e serviços culturais à população saltense garantindo o pleno e efetivo exercício dos direitos de fruição e expressão simbólicas, atua na ampliação do número de ações culturais e descentralização do acesso aos serviços culturais.

Visão

Criado esse ano, apresentamos o Programa Cultura Ativa, que tem como principais objetivos retomar as atividades culturais da cidade e o trabalho de formação artística ao cidadão, apresentando aos jovens, crianças e adultos o primeiro contato com os mais diversos segmentos artísticos. Através de oficinas específicas ou cursos permanentes, o programa prepara novos artistas e proporciona o acesso a todos os interessados, descentralizando os espaços físicos, a produção cultural e estimulando o relacionamento “arte x aluno”. Educar e desenvolver suas habilidades através da inserção com a arte e possibilitar o acesso a espetáculos. Fomentar novos projetos e preservar a cultura local e suas tradições, ou seja, no teatro, na música, na dança, na culinária, no artesanato, na literatura, na moda, nas artes plásticas, entre outros.

Valores

Sendo Salto já consagrada pelo expressivo movimento artístico-cultural, presente de forma significativa na cultura local, nosso programa de trabalho visa desenvolver:
- ferramentas que proporcionem novas oportunidades de produzir;
- desenvolver habilidades;
- formar novos artistas;
- manter viva as tradições culturais locais;
- criar novos eventos que valorizem a cultura do município;
- possibilitar estudos;
- formar plateia;
- aproximar a população da arte através de nossos equipamentos culturais;
- ampliação e preservação dos patrimônios culturais.

Produtos e serviços

Atualmente, a Secretaria da Cultura conta com inúmeras ferramentas de acesso à cultura. Através dos pontos culturais que atendem hoje, mais de 2 mil pessoas (até o primeiro semestre de 2017) entre crianças, jovens, adultos e idosos, através de aulas, workshop, oficinas, palestras, cursos intensivos, exposições entre outros. A Casa da Cultura, Biblioteca Municipal, Conservatório Municipal, Museu, Sala Giuseppe Verdi, Sala Palma de Ouro, Pavilhão da Artes, são alguns dos pontos fixos de fomento a cultura da cidade.
Além disso, a Secretaria da Cultura também se encarrega de promover as festas e eventos que fazem parte do calendário anual de eventos da cidade. Dentre alguns deles, promovemos o Carnaval, Paixão de Cristo, Festival de Teatro, Festa do Salto, Festa Italo Saltense, Parada LGBTT, Prêmio de Poesia, Semana da Consciência Negra, Natal entre outras atrações, onde é possível envolver e atender toda a população saltense.
Outra ferramenta fundamental na gestão cultural é a descentralização da cultura, onde a secretaria planeja e desenvolve ações que levam as atividades e o conhecimento para os bairros menos favorecidos culturalmente.