Associação Bombeiros Voluntários de Navegantes

Osmar Gaya , 100
Centro - Navegantes/SC
88360-370

Fundado em 18/04/2001, a Associação Bombeiros Voluntários de Navegantes, atualmente localizado na Osmar Gaya, n. 100 Centro, tem o objetivo de proporcionar melhora na qualidade do atendimento à cidade de Navegantes, A Associação é uma Entidade pública reconhecida pelo município de Navegantes e pelo Estado de santa Catarina onde tem por finalidade prestar serviços de APH (Atendimento Pré-hospitalar), Combate a Incêndios, Busca e Salvamento, Salvamento na Mata, Calamidades Públicas, alagamentos, sinistros entre outros.

Foi implantado em 2004 o PROJETO BOMBEIRO MIRIM, cuja finalidade é destacar a importância da escola, dos valores humanos e de cidadania, conscientizando-os para terem responsabilidade e cuidado nas horas de emergências sabendo prestar os primeiros atendimentos.
A Associação Bombeiros Voluntários de Navegantes é formado por 48 voluntários, e mais 20 alunos que estão em fase de Treinamento (Curso). Contamos 130 crianças mirins cursando.
Destaca-se, o patrimônio mais valioso que temos em nossa Corporação, que é cada soldado Bombeiro voluntário, que doa seu tempo para ajudar ao próximo.
A Associação Bombeiros Voluntários de Navegantes é mantida através de doações feitas espontaneamente na conta de energia elétrica, onde pessoas físicas e jurídicas colaboram para esta grande causa que é de poder salvar mais uma vida.

Missão

Proteger a vida, o patrimônio e o meio ambiente para o bem estar da sociedade.

Visão

Ser uma corporação referência de Bombeiros Voluntários de Santa Catarina

Valores

Hierarquia – Traduzida como ordenação da autoridade em diferentes níveis. É alicerçada na confiança, na lealdade e no respeito.
Disciplina – Regime consistente que leva a liberdade de ação bombeiro voluntário em seguir os ensinamentos de boa conduta, através da obediência às leis, regulamentos, normas sociais e às ordens superiores.
Ética – É expressa pela observação aos princípios constitucionais que regem o serviço público. Traduz-se na coerência entre responsabilidade nas ações praticadas por todo bombeiro voluntário e as leis vigentes.
Responsabilidade – Define-se pela relação ética e transparente da Corporação com todos os públicos com os quais ela se relaciona, caracterizando-se também por estabelecer metas compatíveis com o desenvolvimento sustentável da sociedade.
Coragem e Resistência – Aptidão para suportar fadiga, escassez e esforço físico prolongado, forjando o Bombeiro Voluntário ao cumprimento de missões, fazendo-o superar o medo, a dor, o perigo, a incerteza e/ou a intimidação.
Aprimoramento Técnico-Profissional – A busca do conhecimento do bombeiro voluntario nos cursos, estágios e instruções, no auto-aperfeiçoamento, para a constante capacitação profissional e o bom desempenho das atividades funcionais, e ao projeto Bombeiro Mirim

Produtos e serviços

A Associação é uma Entidade pública reconhecida pelo município de Navegantes e pelo Estado de santa Catarina onde tem por finalidade prestar serviços de APH (Atendimento Pré-hospitalar), Combate a Incêndios, Busca e Salvamento, Salvamento na Mata, Calamidades Públicas, alagamentos, sinistros, transportes hospitalares, preservação da fauna e flora, e capacitação inicial dos Bombeiros Mirins