Secretaria Municipal de Assistência Social

Avenida Nereu Ramos , 817
CENTRO - Balneário Piçarras/SC
88380-000

Nossa organização é o órgão gestor da Política de Assistência Social do município de Balneário Piçarras e neste sentido, atua no desenvolvimento de políticas públicas para assegurar os direitos socioassistenciais de pessoas e famílias em situação de risco e vulnerabilidade social.

Missão

“Ser reconhecida pela qualidade de serviços prestados garantindo a satisfação e autonomia dos usuários, orientados pelo Sistema Único de Assistência Social - SUAS”.

Visão

Contribuir de forma significativa para a implantação e concretização da Política Nacional de Assistência Social - PNAS e do Sistema Único de Assistência Social - SUAS - em Balneário Piçarras, sensibilizando a sociedade que a Assistência Social é direito da população e dever do Estado, respeitando as especificidades e particularidades de cada indivíduo que compõem a nossa cidade.

Valores

• Respeito;
• Ética;
• Comprometimento;
• Valorização das pessoas.

Produtos e serviços

A Secretaria de Assistência Social presta serviço nas seguintes áreas:
- Cadastramento do Cadastro Único do Governo Federal para emissão da Carteira do Idoso, Baixa Renda da Luz, Baixa Renda da Água, INSS para dona de casa, Programas Habitacionais, inclusão no Programa Bolsa Família;
- Emissão de RG;
- Emissão de Carteira de Trabalho;
- Atendimento da equipe de Média Complexidade (casos de violência intrafamiliar e/ou doméstica, ato infracional, pessoas em situação de rua)
O CRAS atua por meio de equipe interdisciplinar no acompanhamento de famílias em situação de risco e vulnerabilidade social (sem incidência de violência doméstica e/ou intrafamiliar).
O Acolhimento Institucional oferece atendimento integral para crianças e adolescentes em situação de risco que são afastados do convívio familiar por determinação da Autoridade Judicial.
O Conselho Tutelar é também vinculado a Assistência Social e atua na defesa e garantia dos direitos de crianças e adolescentes em situação de risco, por meio da mobilização do Sistema de Garantia de Direitos.