Câmara Municipal de Sorocaba

Avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes , 2945
Boa Vista - Sorocaba/SP
18013-904

A Escola do Legislativo é um órgão da Câmara Municipal de Sorocaba, criada a partir da Resolução nº 442, de 12/1/2017.

Dentro do organograma da Câmara Municipal, a Escola do Legislativo de Sorocaba está diretamente subordinada à Mesa Diretora e é responsável pelas ações pedagógicas implementadas pelo parlamento sorocabano.

Constitui-se portanto, num espaço de qualificação profissional, reflexão democrática, formação para cidadania, além de propiciar processos de criação, sistematização e difusão de conhecimentos técnicos especializados na área legislativa.

Missão

Nossa missão é aproximar o poder parlamentar da sociedade, com a formação e a capacitação de agentes públicos e munícipes, por meio de atividades de ensino, pesquisa e extensão, além de ações voltadas para a formação política.

Visão

Ser a melhor referência em educação para cidadania da Região Metropolitana de Sorocaba.

Valores

Comprometimento; confiança; credibilidade; espírito de equipe; ética; foco no cidadão; honestidade; respeito; transparência.

Produtos e serviços

PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL
Objetivo: contribuir com o processo de qualificação dos integrantes do parlamento sorocabano, seus assessores e demais servidores, através de ações que propiciem oportunidades permanentes de educação continuada, com vistas ao fortalecimento da atuação do Poder Legislativo.
Público: servidores públicos municipais de Sorocaba.
Projeto:
1) Café com Debate: tem por objetivo qualificar os servidores ou qualquer profissional que preste serviço à Câmara Municipal de Sorocaba, para que domine conhecimentos necessários à sua esfera de atuação e área de competência. Nosso foco é discutir experiências sobre um tema relevante e, em seguida, de maneira informal, debater com os colegas e expor dúvidas e posicionamentos. Um café da manhã é oferecido no decorrer de toda a atividade, que se inicia às 8h30 e termina às 10h, contribuindo para a criação de um ambiente descontraído, que favorece a aprendizagem. Características do evento: > Tema relacionado à atuação profissional no âmbito do legislativo municipal; > Oportunidade para servidores do escalão intermediário conversarem com dirigentes usualmente pouco acessíveis; > Curta duração, antes do início da jornada de trabalho; > Ambiente informal, buscando eliminar a rigidez da hierarquia vertical.


PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO DE AGENTES POLÍTICOS E COMUNITÁRIOS
Objetivo: subsidiar a atuação dos legisladores municipais e demais lideranças, no sentido de propiciar espaços de aprendizado, reflexão e qualificação de seu exercício como agente político e público.
Público: agentes políticos e agentes comunitários
Projetos:
1) Integrando o Poder Legislativo Municipal
2) Ambientação para Novos Vereadores (Cartilha do Vereador)
3) Seminário Municipal de Agentes Públicos e Políticos


PROGRAMA DE APROXIMAÇÃO DO LEGISLATIVO COM A EDUCAÇÃO FORMAL
Objetivo: criar uma relação de confiança e de reconhecimento do papel do cidadão e da Câmara Municipal de Sorocaba na manutenção e aperfeiçoamento da democracia, bem como a promoção do o intercâmbio com o mundo acadêmico, como forma de aprendizado e reconhecimento do papel das instituições e da sociedade civil na organização da sociedade, desenvolvendo atividades de ensino, pesquisa e extensão.
Público: alunos da rede pública e particular dos ensinos fundamental e médio e alunos de ensino superior em nível de graduação e pós-graduação.
1) Projeto #VemPraCâmara (possibilitar o conhecimento do funcionamento e das competências do Poder Legislativo e do Parlamentar, por meio de palestras com servidores da Câmara Municipal de Sorocaba e visitas orientadas <> um vereador “padrinho” da turma de visitação do dia <> finaliza com uma ação de cidadania: plantação de uma muda de árvore no Parque Bosque dos Parlamentares)


PROGRAMA DE DIFUSÃO CULTURAL
Objetivo: promover cursos de curta duração, seminários, palestras, encontros, exposições e exibições sobre temas de natureza artístico-cultural de interesse da Escola do Legislativo de Sorocaba.
Projeto:
1) Projeto Cine Diálogo: O Cine Diálogos foi criado para conectar filmes transformadores a espectadores que podem fazer alguma coisa para mudar o mundo, criando um ambiente propício ao entendimento e ao diálogo. Nosso foco é fomentar a ideia que: 1) filmes geram questionamentos; 2) as discussões geram entendimento; e 3) as ações geram transformações. Depois dos filmes, os espectadores são convidados a um diálogo em que todos possam expressar suas impressões em relação ao conteúdo apresentado e em que haja espaço para a discussão de caminhos possíveis para a ação. O diálogo é a troca que possibilita conexões. É o momento em que uma pessoa expõe o significado que determinado fato tem para ela e depois ouve, sem pré-julgamentos, o significado que o mesmo fato tem para o outro.


PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA
Objetivo: aproximar a sociedade da Câmara Municipal, por meio de ações pedagógicas, voltadas aos estudantes e grupos organizados, visando a formação política e educação para cidadania, a formação de futuras lideranças comunitárias e políticas, proporcionando o fortalecimento da democracia.
Público: todos os públicos de interesse da Escola do Legislativo de Sorocaba
Projetos:
1) Projeto Cidadania para Todos (cursos de educação política, de curta duração, seminários e ciclo de palestras sobre temas de interesse coletivo que podem subsidiar o exercício das funções legiferante e fiscalizadora para agentes políticos, lideranças comunitárias, candidatos a cargos eletivos, professores, estudantes, profissionais e comunidade em geral)
2) Ciclo de Debates Sorocaba 2030: planos, sonhos e possibilidades.
3) Projeto Capacitação (ou Formação) de Lideranças com foco na Organização Comunitária e Participação Cidadã