Associação Mãos Solidárias

Trecho 03, Lote 09, Chácara 46 , 46 - Setor Habitacional Sol Nascente
Ceilândia Sul - Ceilândia/DF
72236-800

A comunidade do Sol Nascente, periferia da cidade satélite Ceilândia, em Brasília, após o Censo do IBGE de 2010, ganhou notoriedade pelo dado que a apontava como segunda colocada no ranking de maiores favelas do Brasil, ficando atrás apenas da comunidade da Rocinha, no Rio de Janeiro . Com 56.483 moradores no ano de 2010, o Sol Nascente, em 2015, foi melhor estudada em sua estrutura de indicadores sociais por meio da PDAD/CODEPLAN . Essa pesquisa, divulgada no contexto dos resultados desagregados de Ceilândia, apresentou ao grande público a diferenciada realidade do Pôr do Sol e Sol Nascente no contexto do desenvolvimento de regiões periféricas do Distrito Federal.
Neste cenário, nasceu a Associação Beneficente Cristã Mãos Solidárias. Que se constituiu a partir de uma situação real que comoveu o fundador da associação. Através de uma reportagem da televisão, o fundador da organização se sensibilizou com uma senhora que precisava abrigar 17 netos e promoveu a construção de sua casa em função de sua situação de desprovimento, contando com a ajuda da comunidade. Com essa ação percebeu a necessidade de dar maior assistência à comunidade como um todo e assim criou a organização Mão Solidárias Sol Nascente, com o intuito de oferecer às crianças da comunidade atividades no contra turno escolar, tais como: oficina de informática, esporte, reforço escolar e curso de violão.
Hoje o Projeto Mãos Solidárias é uma iniciativa de apoio integral à inclusão de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade residentes em Sol Nascente, Ceilândia/DF. Sua abordagem multissetorial utiliza de forma complementar ferramentas como esporte, educação, cultura e meio ambiente para abrir portas para o desenvolvimento de uma comunidade que hoje carece das mais elementares alternativas de desenvolvimento individual e coletivo.
Sua estratégia é, a partir da criação de espaços colaborativos de trabalho social, oportunizar diariamente a até 200 crianças ou adolescentes, em contra turno escolar, atividades de caráter educativo que contribuam para formação cidadã e permitam a esse público o despertar do interesse para outras atividades foras das ruas e dos riscos sociais a elas inerentes.

.

Missão

Apoiar crianças, jovens, mulheres e famílias em situação de vulnerabilidade na defesa , elevação e manutenção da qualidade de vida através de ações assistenciais, preventiva e de promoção humana.

Visão

Ser reconhecida como instituição de promoção do desenvolvimento integral harmônico da criança, do adolescente e do jovem com integração familiar e com acesso democrático a bens culturais, de educação e de proteção à vida.

Valores

Preservação de valores familiares; fortalecimento de vínculos; honestidade, transparência e coerência em nossas ações e relações; respeito pela diversidade social, cultural, ambiental e econômica, valorização e reconhecimento de sua complexidade.

Produtos e serviços

Ofertamos produtos e serviços sociais de desenvolvimento humanos como atividades de reforço escolar, atividades culturais, e esporte e de qualificação profissional.