LISOBOXE - Liga Sorocabana de Boxe e Artes Marciais

Rua José Maria Marques , 93
Jardim Itanguá - Sorocaba/SP
18056-090

A Liga Sorocabana de Boxe e Artes Marciais (LisoBoxe), é uma entidade sem fins lucrativos, fundada em 29 de outubro de 2005, idealizada e estruturada por professores graduados em educação física, entre eles o ex-atleta de boxe olímpico, Prof. Vladimir Juliano de Godoi.

A LisoBoxe iniciou suas atividades em 2005, tendo no ex-pugilista Vladimir de Godoi, seu principal idealizador.

A LisoBoxe mantém, em parceria com empresas da iniciativa privada, uma equipe de alto rendimento com a proposta de representar a cidade de Sorocaba em torneios e campeonatos oficiais, contando com uma comissão técnica multidisciplinar em todas as categorias da modalidade.

Cumpre ressaltar que a LisoBoxe obteve a aprovação do projeto Boxe uma Luz para o Futuro, sob a égide da Lei Paulista de Incentivo ao Esporte desde 2012, oferecendo a educação pelo esporte à crianças e adolescentes da cidade de Sorocaba e região, pleiteando, portanto, a continuidade do projeto em seu quinto e já com a aprovação para ano de 2017, atendendo a condição prioritária de análise por deter intenção formal de patrocinador interessado no aporte dos recursos.




Missão

Para fazer com que Sorocaba voltasse ao cenário nacional do esporte, como aconteceu em 1990 quando Lucas França conquistou medalha de bronze nos Jogos Panamericanos. Movido por este objetivo criou a LisoBoxe, incluindo em seus propósitos o fomento ao esporte, sobretudo com a formação de novos atletas. Mas tal não foi o suficiente para o ex-pugilista, que também queria usar o esporte como ferramenta de cidadania. Foi quando em 2006 nasceu o projeto Boxe uma Luz para o Futuro que, atualmente, atende 660 crianças de 07 a 17 anos.
A motivação do projeto Boxe: Uma luz para o Futuro Fase III prende-se à três razões fundamentais: (i) a possibilidade de distanciar a criança e o adolescente do cenário lamentável da violência, drogas e criminalidade, ocupando-lhe o tempo ocioso do contra turno escolar (ii) a possibilidade de alimentá-los da consciência do esporte como atividade necessária ao bem estar físico e mental e (iii) a possibilidade de oferecer-lhes a prática do esporte em ambiente social saudável e seguro.

Visão

O projeto Boxe: Uma Luz para o Futuro, desponta como valioso instrumento capaz de colaborar na formação e identidade do indivíduo, a partir da conscientização da prática esportiva saudável e do melhor aproveitamento do tempo livre no contra turno escolar, oportunizando-lhes local para a prática do esporte, disciplinado por profissional qualificado como regente educador.
O despertar da consciência para a prática esportiva igualmente favorece a criação de hábitos saudáveis que, não raras vezes, seguirão crianças e adolescentes, até a fase adulta de suas vidas.
O prazer pela prática do esporte não apenas representa, por si só, mecanismo inibidor de agressões ao próprio corpo (como, por exemplo, o consumo de drogas), como, igualmente, produz resultados físicos relevantes no desenvolvimento da criança e do adolescente, propiciando o desenvolvimento psicomotor, a flexibilidade, agilidade, resistência e força muscular, reduzindo, sensivelmente, o índice de obesidade infantil e sedentarismo precoce, que se apresentam como problemas dos mais relevantes no contexto atual

Valores

Contribuir para o desenvolvimento, formação da personalidade, construção da identidade, auto conhecimento e independência da criança e do adolescente pelos aspectos pertinentes à prática esportiva, como: responsabilidade, regras, disciplina e respeito, motivação proporcionando uma participação ativa, consciente e responsável no contexto familiar, profissional e social.

Utilizar o esporte como instrumento educacional capaz de promover o desenvolvimento físico, psicológico e social da criança e do adolescente participante, facilitando sua inclusão social, despertando-lhes o conceito de cidadania, respeito e igualdade, restaurando valores distorcidos ou perdidos pela ausência de estrutura familiar sólida e pelas lacunas existentes na sociedade organizada reforçando atitudes de integração, respeito e comprometimento.

Reduzir a evasão escolar e o tempo de exposição da criança e do adolescente a situações de risco (violência, drogas, trabalho infantil), propiciando melhor aproveitamento do tempo disponível no contra turno escolar.

Produtos e serviços

O Projeto Social – BOXE: Uma luz para o futuro vigora desde a fundação da LiSoBOXE e tem como objetivo principal resgatar a cidadania das crianças e adolescentes atendidos por meio de aulas gratuitas de Boxe, que é o esporte aqui utilizado como ferramenta para o desenvolvimento de valores morais e virtudes de um bom cidadão, promoção do desenvolvimento cognitivo, motor e de hábitos de saúde desses jovens.

Torneios: Com o intuito de divulgar a modalidade na região e criar uma opção de entretenimento para a população, a LiSoBOXE realiza diversos torneios na cidade, e que conta com a participação das melhores equipes do País. O principal é a COPA LISOBOXE DE BOXE OLÍMPICO que hoje, é considerado um dos maiores torneios do Boxe do País.

Cursos: Visando formar novos profissionais e divulgar da melhor maneira possível a modalidade, a LiSoBOXE oferece cursos de capacitação em Sorocaba. São eles: Curso de instrutores de boxe, curso de formação de oficiais de Boxe, curso de preparação física para as lutas e curso para formação de técnicos de Boxe. Os Cursos de instrutores de Boxe e oficiais de Boxe são realizados desde o ano de 2005 e até hoje, já formou mais de cento e cinquenta novos instrutores e mais de cem novos oficiais de Boxe. Cinco desses novos oficiais formados em Sorocaba já participaram de competições de nível nacional como Campeonato Brasileiro e Torneio das Estrelas da Confederação Brasileira de Boxe. Já o Seminário de Boxe é voltado para o grupo de professores e monitores da LiSoBOXE. Esses treinamentos servem para que os instrutores trabalhem com o Boxe de forma mais adequada, alinhando conceitos e tendo como objetivo desenvolver os aspectos cognitivos, motores e sociais do aluno, bem como no que tange as técnicas do boxe, propiciando aos praticantes diversos estímulos que podem ser desde a recreação até a melhora da saúde.