Instituto Humberto de Campos

Rua Humberto de Campos , 541
Jardim Zulmira - Sorocaba/SP
18061-000

O Instituto foi fundado em 17 de maio de 1941, a ideia inicial era fundar um orfanato destinado a amparar e educar os órfãos necessitados, notadamente os filhos dos ferroviários.
O Instituto atendia como internos cerca de 500 crianças e adolescentes, de ambos os sexos, bem como funcionava o Grupo Escolar Rural Humberto de Campos, onde existia o jardim de infância para as crianças de 4 a 6 anos e o curso primário para os de 7 a 10 anos. Em 1972, o Instituto passou a internar apenas órfãos do sexo masculino. A partir de 13/07/1990, com a aprovação da Lei nº 8.069, que dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Menor Adolescente, deixa de internar as crianças e firma convênio com a Prefeitura Municipal, passando a atender em regime de externato.
Hoje, o Instituto Humberto de Campos, entidade sem fins lucrativos, tem a preocupação com a assistência as crianças em situação de vulnerabilidade social, atendendo crianças e adolescentes da comunidade local.
Nosso objetivo é com o fortalecimento de vínculos familiares, formação para a participação e cidadania, defesa e garantia dos seus direitos, desenvolvimento da autonomia das crianças e adolescentes, a partir das demandas e potencialidades de cada faixa etária. As atividades são pautadas em experiências lúdicas, culturais e esportivas e contribuem para o desenvolvimento de competências pessoais (autoestima, respeito a si e ao próprio corpo, respeito ao próximo, equilíbrio emocional) e sociais (relacionamento interpessoal, habilidade de administrar conflitos, de participar e se expressar).

Missão

Desenvolver atividades que garantam a proteção integral, a sociabilidade, o fortalecimento dos vínculos familiares, a troca de experiências, o resgate da autoestima e o desenvolvimento de habilidades e capacidade de enfrentamento a situação de vulnerabilidade social.

Visão

Ser uma instituição de referência no atendimento a crianças e adolescentes, visando tanto a proteção social quanto à garantia e defesa dos seus direitos.

Valores

Ética, Transparência, Respeito à Diversidade, Comprometimento, Integridade, Igualdade de oportunidades e Cidadania.

Produtos e serviços

Futsal
O projeto tem como objetivo tirar as crianças e adolescentes do mundo da ociosidade e sedentarismo e inicializa-los no mundo do futsal utilizando a modalidade esportiva como um fator de inclusão social, oportunizando a eles um meio para a formação como cidadãos.
Dança
Esse projeto tem como proposta aliar ao estudo da dança a preocupação com aspectos educativos das crianças e dos adolescentes, tais como: disciplina, estímulo ao trabalho em equipe, solidariedade, formação de valores e atitudes éticas – sociais, estímulo ao conhecimento e integração de diferentes linguagens artísticas.
Iniciação ao Esporte
Esse projeto tem como objetivo tirar as crianças e adolescentes do mundo da ociosidade e sedentarismo e inicializa-los no mundo do esporte, utilizando a modalidade esportiva como um fator de inclusão social, oportunizando a elas um meio para a formação como cidadãos.
O esporte desenvolve um espírito construtivo entre as pessoas e desperta a sua imaginação e possui atributos que nenhum outro meio pode oferecer, bem como: paixão, perseverança, garra, fé, determinação, superação, emoção, comprometimento, respeito, entre outros.
Judô
Esse projeto tem como objetivo proporcionar, através da prática sistemática do Judô, o crescimento e desenvolvimento harmônico, o desenvolvimento das potencialidades psicomotoras e cognitivas, o desenvolvimento da efetividade e a integração social, bem como a introdução aos fundamentos básicos da modalidade.
Teatro
Oferecer a criança e ao adolescente, atividades lúdicas e culturais através de jogos teatrais, encenação, montagem e apresentação teatral.
Informática
Nosso objetivo é de prover o contato dos adolescentes com o computador e estimular o uso da máquina em suas atividades cotidianas e escolares buscando apresentar a elas o meio tecnológico que passariam a empregar como instrumento educacional de aprendizagem. Assim como o manuseio do equipamento, fazendo-se uso de softwares que poderiam ser utilizados por elas em seu dia a dia, como na confecção e apresentação de trabalhos escolares, além de instrumento de aprendizagem.
Proporcionar ao adolescente, a oportunidade de adquirir conhecimentos e desenvolver habilidades que o auxiliem na preparação para o mercado de trabalho e para seu desenvolvimento pessoal, tendo em vista sua inclusão digital e social.
Empreendedorismo
Também com o objetivo de proporcionar aos nossos adolescentes, a oportunidade de adquirir conhecimentos e desenvolver habilidades que o auxiliem na preparação para o mercado de trabalho e para seu desenvolvimento pessoal, colocamos algumas oficinas onde são abordados temas como: Como se Comportar em Uma Entrevista de Emprego, Como Elaborar um Currículo, Comunicação, Marketing Pessoal, Relacionamento e Ética no Ambiente de Trabalho e Profissões, etc.