Centro de Solidariedade FACDD

R 2500 , 690 - FUNDOS
Centro - Balneário Camboriú/SC
88330-396

O Centro de Solidariedade FACDD, fundado em 15 de agosto de 2008 é uma Associação civil de direito privado independente, com atuação nas áreas de Assistência Social de acordo com a tipificação Nacional de Serviços sociassistenciais, prevenção, defesa e garantia de direitos, sem fins lucrativos ou econômicos, atuando com autonomia financeira viabilizada através da geração dos próprios recursos, sem utilização de verba governamental para o custeio das atividades e serviços prestados.

A FACDD possui inscrições nos Conselhos de Assistência Social dos Municípios de Balneário Camboriú e Camboriú, está inserida na plataforma CNEAS e recentemente recebeu o Certificado de Entidades Beneficentes de Assistência Social - CEBAS concedida pelo governo Federal. Vem participando ativamente do Selo Social desde 2017.

Como forma de promover a autonomia de seus usuários, a FACDD vem qualificando e ampliando sua oferta de serviços seja através de ações de caráter permanente e continuado ou através da articulação com a rede socioassistencial.

A Instituição atualmente conta com Equipe Técnica (Psicóloga e Assistente Social) estruturada conforme à Norma Operacional Básica do Sistema Único de Assistência Social (NOB/SUAS), que atua na promoção e no fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, através do atendimento destinado a aproximadamente 375 pessoas cadastradas, visando discutir questões relacionadas aos direitos das famílias em situação de vulnerabilidade social e pessoas com doenças degenerativas, através dos seguintes Instrumentos Técnicos-operativos: entrevistas, atendimentos, visitas domiciliares, reuniões, assembleias, eventos e encaminhamentos.

Missão

Assistir as Famílias em situação de vulnerabilidade social e pessoas com doenças degenerativas com o intuito de potencializar os vínculos familiares e comunitários, promover a qualidade de vida, a emancipação social e a defesa e garantia de direitos.

Visão

Destacar-se de forma ética, eficiente e humanizada através dos serviços oferecidos aos usuários e da transparência com os colaboradores.

Valores

Comprometimento - Prezamos pelo envolvimento e criação de vinculo com nossa entidade.
Responsabilidade – Priorizar as decisões técnicas e seus efeitos.
Ética – Diz respeito á veracidade dos serviços prestados.
Equidade Social – Reconhecemos imparcialmente o direito de cada um.
Criatividade – Buscamos diversificar e inovar nossas ações para que nosso trabalho fique em evidência.
Qualidade nos serviços – É o fator indispensável para o funcionamento da FACDD.

Produtos e serviços

Programa “continuar” - Programa de Proteção Social Básica para auxilio no domicílio de pessoas com Deficiência e Idosas.
Objetivo Geral: Promover ações de proteção social básica no domicílio para pessoas com deficiência e/ou idosas;
Objetivos Específicos: Estimular a autonomia do idoso e da pessoa com deficiência, fortalecer a função protetiva familiar, promover meios para prevenir situações de violações de direitos e institucionalização da pessoa idosa e com deficiência;

Programa “Família Assistida” – Programa de Proteção Social Básica.
Objetivo Geral: Instruir meios para promover a autonomia dos usuários FACDD residentes do Município de Camboriú.
Objetivos Específicos: Divulgar informações sobre os direitos socioassistenciais, promover meios para garantir a convivência Familiar e Comunitária, instruir os usuários a coletivizar suas demandas.

Eventos Mensais e anuais
Objetivo Geral: Instruir, orientar, proporcionar um dia especial para os Usuários da FACDD.
Objetivos Específicos: Promover a socialização entre os usuários da ONG, debater temas, despertar o senso crítico e a reflexão, criar vínculo com as famílias, trabalhar fatores como autoestima e autoconfiança, desenvolver a autonomia, o respeito e a afetividade.
Nos meses onde são comemorados datas como a Páscoa, dia das crianças, dia de São João e Natal, a Entidade promove um dia de socialização entre os cadastrados, com distribuição de brindes e presentes relacionados à data.

Auxílio Eventual
Objetivo Geral: Entrega de Benefício eventual (cesta básica, fraldas geriátricas e infantil e vestuário) para usuários em situação de vulnerabilidade social.
Objetivo Específico: Possibilitar a complementação alimentar, vestuário e de higiene para pessoas em situação de vulnerabilidade.