APAE - Balneário Piçarras

RUA DAS AZALÉIAS , Nº 20
BAIRRO - Balneário Piçarras/SC
88380-000

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE foi criada em março de
1.990, por iniciativa da Prefeitura Municipal, tendo como objetivo maior a orientação e o atendimento ao educando com deficiência, cumprindo com as Diretrizes e Bases da Educação Especial, no que se refere ao potencial do trabalho e inclusão na vida comunitária educativa, sendo homologada em 27 de maio de 1.991, iniciando seu trabalho em 06 de agosto do corrente ano.
A origem do nome Escola Especial “Deus Menino”, teve como intuito homenagear Jesus Cristo, que ensinou ao homem a plenitude do amor incondicional.
A entidade tinha suas instalações em imóveis alugados até o ano de 2.002, na qual a partir de 2.003, passou a atender seus educando em sede cedida pela Prefeitura Municipal, dispondo de veículo próprio Mini Bus (Transit ford), conquistado através de parcerias.
A APAE foi declarada de Utilidade Pública Municipal em 05 de junho de 1.991, Estadual em 30 de junho de 1.992, e Federal em 20 de setembro de 2.001, assim como registrada na Federação Nacional das APAES em 27 de março de 2.002, seu atestado de registro no Conselho Nacional de Assistência Social – CNAS em 06 de março de 1.998 e com certificado de Entidade Filantrópica em 12 de maio de 2.004.
Atualmente atendendo 95 pessoas portadoras de necessidades especiais, divididas em turmas de Estimulação Essencial, Autismo (Teacch), SAEDE, SPE- Serviço Pedagógico Específico, Oficina, Ocupacionais e Centro de Convivência.

Missão

A Escola Especial “Deus Menino” APAE Balneário Piçarras, tem como missão ensinar e educar, promovendo a autonomia, a cidadania e a inclusão social e educacional das pessoas com deficiências, contribuindo para sua efetiva participação na sociedade.

Visão

Promover e articular ações de defesa de direitos, prevenção, orientações, prestação de serviços, apoio à família, direcionadas à melhoria da qualidade de vida da pessoa com deficiência e à construção de uma sociedade justa e solidária.

Valores

Proporcionar atendimento de habilitação e reabilitação à pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, promovendo seu desenvolvimento biopsicossocial e profissional, facilitando sua inclusão junto à família e sociedade, para o exercício pleno de sua cidadania.

Produtos e serviços

- Oportunizar atividades que desenvolvam aspectos pedagógicos e profissionalizantes;
- Oferecer serviços específicos de habilitação e reabilitação à pessoa com deficiência intelectual e múltipla;
- Realizar periodicamente atividades de avaliação dos trabalhos desenvolvidos;
- Manter equipe multiprofissional para atendimento aos usuários;
- Manter ações de articulação com outras instituições que defendam a causa da pessoa com deficiência intelectual e múltipla;
- Realizar reuniões e divulgação de informações sobre assuntos referentes à habilitação e reabilitação da pessoa com deficiência intelectual e múltipla, planejando programas e articulando projetos;
- Honrar com os compromissos financeiros da Entidade;
- Divulgar programas de prevenção referentes à deficiência intelectual e múltipla;
- Promover e oportunizar a capacitação dos profissionais envolvidos na área