APAE DE NAVEGANTES

VANDELINO LOPES FAGUNDES , 371
Centro - Navegantes/SC
88370-374

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Navegantes é mantenedora da Escola Especial de Navegantes, através de sua Diretoria constituída a cada triênio.
A escola tem por finalidade prestar atendimento especializado a alunos portadores de deficiência intelectual e outras associadas.
A escola está localizada na zona urbana, no centro da cidade, possui boa infraestrutura e é bem assistida nos serviços básicos, porém, os alunos atendidos na escola, na sua maioria pertencem a classe média-baixa, advindo dos mais diversos bairros.
A Escola Especial de Navegantes oferece atendimento educacional e técnico individualizado e em grupo, e os encaminhamentos que se fizerem necessários para atender as necessidades especiais de seus alunos.
Tem como finalidade maior, garantir as pessoas com deficiência condições adequadas para seu desenvolvimento e aprendizagem, visando sua integração na sociedade e o efetivo exercício da cidadania.
A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais possui parceria com a Secretaria Estadual da Educação, FCEE - Fundação Catarinense de Educação Especial e Prefeitura Municipal de Navegantes para atender as atuais 159 alunos numa faixa etária de 0 a idade adulta em programas de educação, habilitação e reabilitação.

Missão


“Promover e articular ações de defesa de direitos, prevenção, orientações, prestação de serviços, apoio à família; direcionadas à melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência e à construção de uma sociedade justa e solidária”.

Os desdobramentos dessas esferas de atuação incluem ações nas ares de:

a) Defesa de Direitos;
b) Prevenção da incidência da deficiência;
c) Educação;
d) Educação Profissional;
e) Saúde;
f) Promoção da Saúde;
g) Assistência Social;
h) Esporte, Lazer e cultura;
i) assistência ao idoso deficiente;
j) Estudos e pesquisas;
k) Capacitação e aperfeiçoamento técnico profissional.

A Escola Especial de Navegantes visa à promoção das capacidades, o respeito à individualidade dos educandos, sua participação ativa na vida social, encaminhamento para o mercado de trabalho, aquisição e elaboração de conhecimentos.
A Educação Especial é um processo contínuo e individualizado que deve a cada momento adaptar-se as necessidades do aluno, respeitando a legislação vigente.

Visão

Movimento de pais, amigos e pessoas com deficiência, de excelência e referência no país, na defesa de direitos e prestação de serviços.

Valores

A Escola Especial foi criada no Brasil com a finalidade de prestar atendimento educacional especializado a alunos com deficiências e, ao mesmo tempo, oferecer terapias e atendimentos especializados da área da saúde.
Fornecer aos professores de classe comum informações apropriadas a respeito das dificuldades dos alunos, dos seus processos de aprendizagem, do seu desenvolvimento social e individual, fazendo com que os professores entendam a necessidade de ir além dos limites que as crianças se colocam, no sentido de levá-las a alcançar o máximo da sua potencialidade.

Produtos e serviços

Realizamos serviços de atendimentos pedagógicos, atividades físicas, artes, informática, assistência social, psicologia, fonoaudiologia, fisioterapia, terapia ocupacional e psiquiatria.
Possuímos seis modelos de turmas nos quais os usuários são divididos de acordo com seu CID, idade e nível funcional. As turmas presentes nesta Instituição são: Estimulação Precoce, AEE - Atendimento Educacional Especializado, SPE- Serviço Pedagógico Específico, SPE/TEA - Serviço Pedagógico Específico/Transtorno do Espectro Autista, Iniciação para o Trabalho, SAE - Serviço de Atendimento Específico.
Paralelo a esses atendimento realizamos alguns projetos na Instituição: Mercado de Trabalho, Autodefensoria, Prevenção e Saúde e Reciclagem de papel.