APAE Itapevi - Assoc. de Pais e Amigos dos Excepcionais Escola de Educação Especial " Luz do Amanhã

Travessa dos Cajueiros, 220
Centro - Itapevi/SP

Para determinar exatamente, o número de pessoas com deficiência intelectual na cidade de Itapevi, não há dados oficiais; calcula-se 8.000 deficientes, diante da procura, nos últimos anos, principalmente, para recém-nascidos. Há sempre uma fila de espera por uma vaga na Escola de Educação Especial. Inclusos são hoje 172 alunos matriculados, mais 38 crianças de zero a seis anos, educação infantil, ludoeducadora, fora do convívio escolar por falta de espaço físico; atualmente, com atendimento terapêutico (fonoaudiologia, psicologia, fisioterapia, terapia ocupacional).
A Apae atende, praticamente, a todos os Bairros de Itapevi, desde que seja comprovada a existência e localização de focos de família com deficiência intelectual, deficiência múltipla e autismo. Pesquisa recente indica que setenta por cento dos nossos atendidos são de baixa renda, com um ou dois salários mínimos. Local de moradia de difícil acesso.

Missão

Missão dignificante que renasce, através do tempo. Defender uma causa movida pela paixão da vivência com pessoas tão especiais. Promover ações, defender a garantia de direitos das pessoas com deficiência intelectual; criar novas técnicas de trabalho, adaptar às necessidades dos aprendentes. Melhorar sempre a qualidade dos serviços, ressignificar a Escola Apae e enaltecer a Sigla de grande relevância para a Pessoa com Deficiência Intelectual e para a Família, no cenário Nacional.

Visão

O panorama à vista é que teremos, em futuro próximo, pessoas com deficiência intelectual (bem diferentes de outrora) realizadas, respeitadas, sem preconceito, pela maioria da sociedade, usufruindo dos seus direitos e cumprindo seus deveres, tendo em vista os serviços de excelência realizados, para tornar o Movimento Apaeano uma referência na defesa e garantia de direitos, girando em torno de labores eficientes e eficazes, para Pessoas Muito Especiais! Assim como para a Família.

Valores

Meta principal são os valores anímicos que reproduzem a alegria, a paz e a fertilidade do Amor, visível e resplandecente, provindo de sentimento fiel, emanado por pessoas tão especiais! Não dá para falar em valores, sem citar a grandiosidade de afetos de pessoas mais que angelicais. A nobreza deste trabalho, coloca-nos à frente na valorização do ser humano, máxima responsabilidade social, espírito de equipe, respeito, eficiência e eficácia. Inúmeros valores: fraternos, maternos, paternos, avós que, constantemente, flutuam neste espaço de tamanha vivência humana......

Produtos e serviços

Atendimento nos setores de Assistência Social, Educação, Saúde, Equipe Multidisciplinar, Reabilitação, Atendimento diário de Civilidade voltado à Cidadania e Paradesportos.