Associação Amor pra Down

SEXTA AVENIDA , 440
Municípios - Balneário Camboriú/SC
88337-315

É uma Organização da Sociedade Civil (OSC), composta por pais de pessoas com síndrome de Down (SD). Alguns dos principais objetivos são desenvolver programas de atenção, apoio e participação social integral de pessoas com SD em seus diversos contextos, desde a família, ao ensino regular e o mundo do trabalho, bem como oferecer atendimentos especializados para a qualidade de vida e a ampliação de suas capacidades.

Missão

“Promover a assistência, integração e desenvolvimento dentro dos aspectos afetivo, social e cognitivo das pessoas com síndrome de Down e suporte a suas famílias, oferecendo atendimento especializado, criando ações para a sua independência, autonomia e inclusão na sociedade, em todas as etapas de suas vidas.”

Visão

“Ser reconhecida como um referencial de apoio ao DOWN na sociedade, em todos os segmentos - institucional, educacional, social, familiar, pessoal, emocional. Um espaço de acolhimento, troca de experiências e agregação.”

Valores

TRABALHO EM EQUIPE
 Trabalhamos em cooperação
 Somos voluntários

SOLIDARIEDADE
 Somos comprometidos uns com os outros
 Dividimos nossas responsabilidades
 Confortamos, consolamos e oferecemos ajuda

SENSIBILIDADE
 Trabalhamos com emoção, sentimento e simpatia pela nossa causa
 Reagimos imediatamente aos nossos problemas e desafios

PERSISTÊNCIA
 Continuamos presentes em nossa causa apesar de todas as dificuldades
 Somos perseverantes e insistentes
 Não desistimos frente as nossas dificuldades

GARRA
 Temos força de vontade e disposição para alcançar nossos objetivos
 Somos determinados

ENTUSIASMO
 Somos dedicados
 Temos paixão pelo que fazemos
 Trabalhamos com alegria

COMUNICAÇÃO
 Promovemos a conversação entre os diversos atores envolvidos
 Esclarecemos e informamos a comunidade e os associados sobre a evolução dos estudos sobre a síndrome de Down


Produtos e serviços

Atendemos nas áreas de Pedagogia, Psicologia, Fonoaudiologia, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Assistência Social e Psiquiatria. Também mantemos grupos de desenvolvimento pessoal para nossos adolescentes e adultos e grupos de acolhimento aos familiares.

Além dos atendimentos clínicos oferecidos pelos profissionais citados anteriormente, temos algumas atividades que gostaríamos de detalhar:

Grupo de jovens e adultos: é um dos principais serviços oferecidos pela entidade. O grupo acontece semanalmente, com jovens e adultos com síndrome de Down, em que são estimuladas reflexões e aprendizagens acerca de temas como: identidade, cidadania, direitos humanos, cultura, meio ambiente, saúde, sexualidade e manejo de dinheiro, articulados sempre a vida adulta, autônoma e independente. Para complementar a eficácia destas ações, é realizada atividades externas que estimulam o treino de atividades da vida diária e o exercício da autonomia.

Visitas as escolas: consiste no acompanhamento dos associados matriculados no ensino regular, visando a qualidade de sua participação escolar por meio de orientações a gestores e professores, bem como a troca de experiências e informações sobre o processo de ensino e aprendizagem dos mesmos.

Visitas de acolhimento em hospitais e maternidades: oferecemos suporte, acolhimento e orientações aos pais e familiares que recentemente ganharam seu bebê, juntamente com o diagnóstico da síndrome de Down, esclarecemos dúvidas e apresentamos o serviço da AAPD. Também orientamos a equipe hospitalar sobre o manejo adequado do fornecimento do diagnóstico e esclarecimentos sobre a síndrome de Down.

Grupos de bebês: a finalidade é oportunizar um espaço de acolhimento dos anseios, angústias e alegrias com relação ao diagnóstico da SD, fortalecer o vínculo afetivo entre os pais e seus filhos, favorecer um espaço de troca de sentimentos e experiências entre outros pais, fornecer orientações iniciais sobre a SD e a estimulação fonoaudiológica e fisioterápica.

Grupo da família: grupo destinado a reflexão de temas sugeridos pelos próprios participantes, pais, tios, irmãos e avós de pessoas com SD, relacionados a vida da pessoa com SD. Tem por objetivo favorecer um espaço de convivência que possibilite a troca de experienciais e estratégias de enfrentamento, aos aspectos que envolvem a vida da pessoa com SD.

Emprego apoiado: em 2016 conseguimos inserir quatro jovens no mercado de trabalho. Esse trabalho deve ser ampliado, no entanto ainda não conseguimos recursos financeiros para criar a estrutura de pessoal necessária.

  • Amor pra Down Associação Amor pra Down

    O Projeto Amor pra Down é realizado pela Associação Amor pra Down, organização sem fins lucrativos que tem como objetivo a melhoria da qualidade de vida de pessoas com Síndrome de Down (SD). O projeto oferece atendimentos clínicos de Fonoaudiologia, ...

  • Amor pra Down Associação Amor pra Down

    O Projeto Amor pra Down é realizado pela Associação Amor pra Down, organização sem fins lucrativos que tem como objetivo a melhoria da qualidade de vida de pessoas com Síndrome de Down (SD). O projeto oferece atendimentos clínicos de Fonoaudiologia, ...

  • Capacita Down Associação Amor pra Down

    O projeto Capacita Down é realizado pela Associação Amor pra Down em parceria com o Ministério da Saúde. Os recursos foram captados com as empresas Tractebel Energia, BRDE e Rede Globo de Televisão as quais se beneficiaram com incentivos fiscais via ...

  • CAPACITA DOWN Associação Amor pra Down

    O projeto Capacita Down é realizado pela Associação Amor pra Down em parceria com o Ministério da Saúde. Os recursos foram captados com as empresas Tractebel Energia, BRDE e Rede Globo de Televisão as quais se beneficiaram com incentivos fiscais via ...

  • Palestra "Recursos para o 3º setor: captação e atualização" Associação Amor pra Down

    O Grupo Conexão, formado por entidades de Balneário Camboriú e Camboriú, (mediante diagnóstico de dificuldade das instituições sobre o conhecimento na captação de recursos), realizou no dia 10 de novembro de 2017 na Câmara de Vereadores de Balneário ...