AMAI

AV. CAROLINA CARDIN PIUNTI , 250
Jardim Padre Bento - Itu/SP
13313-130

A Associação Amigos dos Autistas de Itu - AMAI foi fundada em 1993 em Itu – SP, por um grupo de pais de crianças e adolescentes portadoras de autismo infantil precoce e representantes da sociedade Ituana e de clubes de serviços (Lions e Rotary) e Secretários da Administração Municipal, imbuídos do ideal de constituir uma instituição com a missão de promover e articular ações para o desenvolvimento de programas de educação, saúde e serviço social visando à inclusão da pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Em 24 anos a AMAI experimentou uma expansão sólida na busca permanente de cumprir sua missão.
Foi constituída desde 1994 como pessoa jurídica de direito privado, de caráter filantrópico e de Utilidade Pública, reconhecida com entidade beneficente de assistência social, atuando nas áreas de assistência social, saúde e educação.
A Associação Amigos dos Autistas de Itu - AMAI tem como finalidade prestar atendimento às pessoas portadoras do Transtorno do Espectro Autista (TEA) de Itu e região. Atualmente atende gratuitamente 107 crianças, adolescentes e adultos jovens portadores de Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Tem representatividade junto aos setores públicos e privados participando das discussões e do desenho das políticas públicas, através da participação nos Conselhos de Direitos e reuniões da rede protetiva, propondo estratégias para aperfeiçoar os serviços prestados aos usuários da assistência social, bem como para atendimento de suas necessidades por meio do conhecimento dos serviços disponíveis no município.
Para atingir sua finalidade a AMAI estrutura e desenvolve um programa de assistência integral por meio de ações planejadas por equipe interdisciplinar e multiprofissional nas áreas de Psicologia, Fisioterapia, Equoterapia, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, Assistência Social, seguindo planos terapêuticos individuais.


Missão

Promover e articular ações que promovam a inclusão à vida comunitária, o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, assim como a autonomia, segurança e dignidade para o exercício da cidadania da pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e suas famílias.

Visão

Ser referência no atendimento as pessoas portadoras do Transtorno do Espectro Autista (TEA)

Valores

Respeito à diversidade e respeito ao indivíduo.

Produtos e serviços

Ao todo são 33 profissionais entre médico, psicólogos, pedagogos, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional, fisioterapeutas, assistente social, enfermeiro, instrutor de equoterapia, equipe administrativo e de apoio, envolvidos na execução das múltiplas atividades que compõem os principais programas da organização, quais sejam: atenção à saúde, à educação especializada, à família, à produção e difusão de conhecimentos sobre autismo e à garantia e defesa de direitos das pessoas com Transtorno do Espectro Autista e seus familiares .