CEFAS- Centro Familiar de Solidariedade

Rua Carlos Eug
Parque Campolim - Sorocaba/SP

O Centro Familiar de solidariedade Nossa Senhora Rainha da Paz é uma instituição assistencial e atua na cidade de Sorocaba-SP, há 24 anos. Surgiu de um projeto de apoio á dependentes químicos da Comunidade Nossa Senhora Rainha da Paz, que atua com a recuperação de dependentes químicos. O CEFAS iniciou suas atividades com o objetivo de atingir o segmento da prevenção, educação, esporte, cultura e lazer.
A instituição direciona suas ações no âmbito de proteção básica da criança e adolescente através do projeto, voltado para a faixa etária entre 06 a 14, que encontram-se em risco de vulnerabilidade social e também apoio a familiares e toxico-dependentes.
No projeto atualmente são atendidas 70 (setenta) crianças e adolescentes de ambos os sexos, baixa renda, vitimas de violência doméstica, negligencia familiar, condições precárias de moradia, etc. Na instituição eles recebem, em período de contraturno escolar, alimentação (café da manha, almoço e lanche da tarde),bem como reforço escolar, atividades culturais, aulas de dança, futebol, judô, inclusão digital, oficina de reciclagem e oficina de artes.
O CEFAS tem como finalidade: I- Recuperação de dependentes químicos de qualquer idade e sexo; II- Apoio e orientação familiar; III- Prevenção do uso de drogas por crianças e adolescentes de ambos os sexos e de 06 a 14 anos; IV – formação integral do educando e de seus familiares; V- Capacitação dos adolescentes a partir de 14 anos para egresso no mercado de trabalho; VI- formação e capacitação de voluntários para executar os projetos e programas; VII – Atendimento aos egressos da entidade que procuram o CEFAS; VIII- Promoção esportiva.

Missão

Recuperação e prevenção de dependência química através de apoio e orientação aos dependentes e familiares, com internação quando necessário e, acolhimento de crianças em idade escolar, que fora deste período não podem receber atenção dos pais que trabalham, e portando estão na rua, sujeitas às investidas de usuários ou traficantes.

Visão

Ser uma instituição que atenda aos anseios da sociedade na questão da dependência química, com a responsabilidade cristã de valorizar e resgatar a dignidade da vida humana, trabalhando na prevenção e recuperação através de projetos de assistência e formação de crianças, adolescentes e seus familiares.

Valores

Desenvolver as atividades com base na religiosidade, solidariedade, transparência, ética e compromisso com a sociedade sem distinção alguma de credo religioso, politico, raça ou outra extratificação qualquer.

Produtos e serviços

Contribuir para a formação de cidadãos e cidadãs plenos e autônomos.